31 de outubro de 2014

Quem é o Maior...tolo?

Nesta semana, enquanto eu esperava meus colegas de trabalho chegarem li do meu livro "Papisa Joana" de Donna Woolfolk Cross - e um trecho chamou minha atenção.
Não gosto de briguinhas do tipo "quem é melhor". Você tem a sua escolha, eu a minha - o respeito deve ser posto em prática e tudo vai bem. Mantenho distância de discussões chatas como "de quem é culpa" quando se trata de Adão e Eva. Mas, neste livro, eu achei engraçada esta "disputa" e deixarei o trecho registrado aqui.

Divirtam-se, pois eu me diverti!

Segue:


"Na concepção [respondeu o professor] porque Adão foi criado primeiro e Eva, depois; na posição porque Eva foi criada para servir Adão como companheira e auxiliar; na vontade porque Eva não foi capaz de resistir à tentação do Demônio e comeu da maçã.
Pelas mesas, as cabeças acenavam em assentimento. A expressão do bispo era grave. Ao seu lado, o cavaleiro ruivo não deu qualquer indício daquilo em que estava a pensar.
Odo sorriu afetadamente. Joana sentiu uma repulsa intensa por aquele homem. Ficou calada por momentos, coçando o nariz.
— Porque é a mulher inferior ao homem na concepção? — acabou ela por perguntar. — Pois, apesar de ter sido criada depois, foi feita do lado de Adão, enquanto Adão foi feito do pó.
Do fundo da sala, ouviram-se murmúrios.
— Em posição — as palavras fluíam, à medida que os pensamentos perpassavam pela cabeça de Joana e ela prosseguia o seu raciocínio — a mulher deve ser preferida ao homem porque Eva foi criada dentro mas Adão foi criado fora dele.
Novo murmúrio vindo da audiência. O sorriso desapareceu do rosto de Odo.
Joana continuou, demasiado interessada no encadeamento do seu o raciocínio sem pensar no que estava a fazer:
— Quanto à vontade, a mulher deve ser considerada superior ao homem — esta era forte, mas, agora, já não havia retorno — porque comeu da maçã por amor ao conhecimento e ao estudo, enquanto Adão a comeu apenas porque ela lhe pediu.
O choque provocou um silêncio profundo na sala. Os lábios pálidos de Odo contraíram-se de cólera. O bispo olhava para a Joana como se não pudesse acreditar naquilo que acabava de ouvir.
Ela tinha ido longe de mais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário