31 de maio de 2012

..e a Tua vontade

Tenho algumas Bíblias para Crianças. Gosto de olhá-las às vezes, passar os olhos pelas gravuras e lembrar de como era bom meu tempo de criança. Uso elas também para procurar temas ou explicações para cultos ou textos para o blog. Desta vez eu estava procurando algo para levar para o grupo e adolescentes (os dois posts anteriores foram estudos feitos para eles). Ao abrir o livro infantil eu vi a figura de Paulo e Silas sendo presos e decidi fazer o estudo sobre esse tema. Orei, pensei, orei de novo, pensei em desistir e procurar outra coisa mas daí resolvi mantê-lo; e deu nisso:

A prisão de Paulo e Silas acontece na segunda viagem missionária de Paulo. Ele já tinha dado "adeus" à Barnabé e torcido o nariz para João Marcos (que mais tarde cai nas graças do apóstolo marrento)e se juntado com Silas. Paulo já tinha conhecido Timóteo e o circuncidado (judeuzada era fogo!); teve uma visão em Trôade para ir à Macedônia e Lídia foi convertida.

A história que quero contar está em Atos 16: 19-34.

Foi em Filipos, cidade da Macedônia, atualmente conhecida por Europa (,prazer)que Paulo encontrou uma moça adivinhadora que era serva de um grego que não ficou nada contente com o apóstolo por tê-la exorcizado. E lá foi Paulo e Silas aos pretores (magistrado romano) dar explicações. Os belos olhos dos apóstolos e seus argumentos não convenceram os pretores e ambos foram levados ao cárcere e foram açoitados em um tronco.

Depois de açoitados e ainda amarrados resolveram cantar:

"Lêrê, lêre, lêre-lêre-lêre..."

Mentira, cantaram louvores a Deus - não se sabe se for para pedirem libertação ou somente o puro e simples louvor sincero, mas o fato é:

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; e abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos" v.25-26

Se um de nós estivesse preso injustamente (ou não) e víssemos que as algemas não estavam em nosso corpo e as portas abertas, talvez, em 99% dos casos, a fuga seria a primeira e mais sensata opção. Os cristãos diriam que foi providência divina para aquela injustiça e escapariam. Outros diriam que o Cosmos está a sua favor e libertando-os. Cada um pensa como lhe cabe!

Na história de Atos 16 ninguém se mexeu, talvez, pelo susto ou algum outro fator que não está mencionado por ser irrelevante no relato.
O carcereiro tirou a própria espada e iria matar-se quando Paulo disse em voz alta:

"Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!"

A punição para o carcereiro que perdesse um preso era a morte, o de Paulo queria adiantar a sua. Porém, Paulo o impediu.

Pequenas atitudes podem trazer grandes resultados.

O carcereiro foi até os dois apóstolos e perguntou como poderia ser salvo! E Paulo falou o que estamos carecas de saber:

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa" e foram batizados.

O carcereiro lavou as feridas de todos e com aquela mesma água foi batizado.

Paulo e Silas foram soltos (não é mencionado o período do cárcere) e foram até a casa do carcereiro e todos aceitaram Cristo como Senhor e Salvador e foram batizados.


Atos 16: 19-34 me lembrou da vontade de Deus. Quantas vezes pedimos que Deus faça sua vontade e como pouco a praticamos. Estamos mais para passar o cálice adiante do que tomá-lo para si. Somos fracos e hipócritas! Achamos, em algum momento, que a vontade de Deus está ligado ao conforto e alegria. Veja só quanto conforto e alegria Paulo e Silas tiveram naquela prisão.

A vontade de Deus, pelo o que entendi lendo a passagem da prisão dos apóstolos, é trazer aqueles que estão afastados dEle para perto dEle. Se for diferente, por favor, me discipulem novamente porque eu achei que o "Ide e fazei discípulos" era verdade!

Paulo e Silas poderiam ter fugido e pronto: DANE-SE O CARCEREIRO! ELE MALTRATOU HOMENS DE DEUS! DEVE PAGAR POR ISSO! ..
Paulo fez a vontade de Deus (fazer discípulos); ficou na prisão e permitiu que toda a família do seu carrasco experimentasse a liberdade em Cristo.

Fazer a vontade de Deus! Estamos fazendo isso direito?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário