30 de dezembro de 2009

Minhas Férias


Durante estas férias eu estou lendo alguns livros que não tive tempo de ler durante o ano letivo: nenhum teológico. Terminei de ler, pela segunda vez, a Saga Crepúsculo (e gostei mais desta segunda vez do que da primeira); e agora estou lendo As Crônicas de Nárnia. E mesmo com uma narrativa infantil dos fatos, Nárnia me faz chorar (além de dar risadas e abrir um leque muuito grande para a fantasia).

Hoje a tarde, a poucos minutos atrás, terminei mais um capítulo de O Cavalo e seu Menino. Eu amei o encontro de Aslam com Shasta.

Um pouco de contextualização:
"Devo ser o cara mais desgraçado de todo o mundo" - pensou. "Tudo dá certo com os outros, comigo nunca. Os nobres e as damas de Nárnia conseguiram fugir de Tashbaan; eu fiquei lá. Aravis, Bri e Huin estão no bem-bom com o velho eremita; fui o único a ter de sair. O rei Luna e sua gente estão a salvo no castelo, com os portões bem fechados, mas eu fiquei de fora".

(...) Um susto interrompeu seus tristes pensamentos.
....................................................
- Quem é você? - murmurou baixinho.
- Alguém que esperava ouvir por sua voz. - respondeu a coisa.
(...)
- Você não é...não é uma coisa morta...é? (...)
Sentiu novamente o hálito quente da coisa no rosto e na mão.
- Morto não respira assim. Pode me contar as suas tristezas, rapaz.
O hálito deu a Shasta um puco mais de confiança. Contou então que jamais conhecera seu pai e mãe, que fora criado por um pescador muito severo. Contou como fugira, sobre os leões que os perseguiram, os perigos em Tashbaan, a noite entre os túmulos, as feras que uivaram no deserto, o calor e a sede durante a caminhada, e o outro leão que surgiu quando estavam quase chegando, Aravis ferida...Contou, por fim, que estava com fome, pois não comia nada havia muito tempo.
- Não acho que seja um desgraçado - disse a grande voz.
- Mas não foi falta de sorte ter encontrado tantos leões?
(...)
- Só há um leão, mas tem o pé ligeiro.
- Como sabe disso?
- Eu sou o leão.
Shasta escancarou a boca e não disse nada. A voz continuou:
- Fui eu o leão que o forçou a encontrar-se com Aravis. Fui eu o gato que o consolou na casa dos mortos. Fui eu o leão que espantou os chacais para que você dormisse. Fui eu o leão que assustou os cavalos a fim de que chegassem a tempo de avisar o rei Luna. E fui eu o leão que empurrou para a praia a canoa em que você dormia, uma criança quase morta, para que um homem, acordado a meia-noite, o acolhesse".
fim da contextualização

O capítulo termina em seguida, mas esse diálogo com o Leão é fabuloso. Lembro-me sempre Natã e Davi quando vejo um "Shasta", quando Natã diz: "Este homem é você, Davi". Somos nós em Shasta pensando que em momentos de AZAR em nossa vida Deus não está. Pensamos "Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS" (Rm 8.28.) ... E achamos que realmente TUDO DE BOM deve andar ao nosso lado. Alguns pensam que não haverá dificuldade financeira, doença, morte, desemprego, desilusões, traições, solidão... porque acham que isso pode caber aos filhos de Deus.

Pensemos em Shasta. Quantos motivos para achar que tudo estava dando errado na vida dele, quando o Leão lhe diz que tudo estava nas mãos do dEle: o encontro com Aravis, o gato, a perseguição dos leões (que eram só um).

Deus não está alheio ao que nos acontece, nós que estamos alheios dos cuidados de Deus.

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS.

Um comentário:

  1. Feliz ano novo para você também companheira!
    Que venha 2010!!
    Parabéns pelo seu texto... sou sua fã. hehe!

    Beijos

    ResponderExcluir