19 de outubro de 2008

Vem cá?! Te conheço?

Ontem eu assisti pela primeira vez "As Crônicas de Nárnia". Adorei!
O filme é repleto de mensagens bíblicas implícitas, algumas, na verdade, são bem explícitas.
Muitas foram as cenas que me chamaram a atenção, mas quero deixar aqui apenas uma (por enquanto).
Logo após os três irmãos, Pedro, Susana e Lúcia chegarem no acampamento do Exército de Aslam, Pedro está em pé em uma rocha quando Aslam vem conversar com ele:

(...) - Duvida da Profecia? - pergunta Aslam.
- Não. Esse é o problema. Aslam, eu
não sou o que vocês todos pensam que eu sou.
- Pedro Pevensie, de Finchley. O
castor também disse que queria transformá-lo em chapéu.
(...)
Quando Jesus chama os apóstolos para o seguirem, Ele diz a Pedro:
- (...)Tu és Simão, filho de Jonas,
tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). [ João 1:42]
Eu não posso dizer que o autor do livro, C.S. Lewis, quis fazer esta comparação, mas foi o que eu entendi dessa cena.
O personagem tinha uma grande batalha a enfrentar, contra pessoas e seres que ele não conhecia. E as pessoas pelas quais ele lutava esperavam dele grandes conquistas. O peso da responsabilidade caiu sobre os ombros do jovem guerreirro, então ele desabafa com o Leão: eu não sou o que vocês pensam que eu sou.
Francamente, não sabemos que nós somos por completo. O Leão, personagem que representava o Leão da tribo de Judá (Jesus Cristo), conhecia a profecia, acreditava nela, e sabia que Pedro era um dos quatro irmãos que livraria Nárnia do inverno em que ela estava.
Quando olhamos para o Evangelho, para a pessoa de Cristo, e que nos chama a viver uma vida santificada, que nos diz que batalhas virão e precisarão ser vencidas para um bem maior (a salvação da humanidade), nós pensamos: Senhor, você sabe quem eu sou?
E o Senhor responde: Eu a conheço, Adelita. Sei quem sãos seus pais porque eu os escolhi. Sei quantas vezes você caiu, quantas vezes permaneceu firme para levantar. Sei mais sobre você do que você mesma e, Adelita, eu escolhi você para levar o Evangelho. Eu a chamo para ser minha discípula.
O chamado para a batalha não é mérito que temos, mas é o Amor de Deus que é maior do que qualquer configuração de amor que possamos achar que conhecemos.
Deus sabe quem você é. E ele quer que você saiba que Ele estará com você "até a consumação dos séculos". (Mateus 28:20).

Um comentário:

  1. Bem antes de ver o filme, li algumas críticas ao C.S.Lewis por ele usar seres mitológicos e inexistentes nas suas fábulas. E esse escritor disse que o Evangelho não precisa desse tipo de alegoria.

    Muito bem! Vi o filme, analisando cada detalhe com espírito crítico (por conta dos textos contrários que tinha lido) e mesmo assim, a mensagem que ele passa do perdão, de vc não merecer mas alguém morrer no seu lugar, me tocou de uma maneira profunda.

    Ponto pro C. S. Lewis!

    Não sei se ele está totalmente certo ao usar aquelas figuras estranhas como personagens, mas o fato é que me vi na figura daquele menino que se encantou pala Rainha do Gelo mas alcançou (sem fazer nada) o perdão de Aslam.

    ResponderExcluir