16 de março de 2017

Duas Providências..

Olá, abandonado leitor.

Esta manhã eu tirei uma folguinha, para ficar em casa fazendo qualquer coisa que me parecesse relaxante. Então, eu li.

Minha leitura atual é um livro de Mark Twain, chamado As Aventuras de Huckleberry Finn.

Durante a minha leitura, algo chamou minha atenção. 

Huck Finn é órfão de mãe e o pai é um bêbado ausente. Criado por uma viúva e sua sobrinha, Huck está sendo "civilizado". As duas mulheres tentam impor a Huck Finn uma educação moral, religiosa e escolar ao menino. 
A escola ele frequenta muito mal - depois de uma surra ele percebe que não é tão ruim ir estudar. A moral e os bons costumes ele aprende nas regras que a casa da viúva lhe impõe e, também, cabe as duas senhoras ensinar sobre religião ao selvagem menino.

Eu não vou entrar no mérito da questão do ensino religioso ou na "religião" em si, pois acredito que você leitor, entende o que isso significa.

E, para Huck Finn, as duas mulheres são bem distintas ao ensiná-lo sobre a Providência Divina. Ambas ensinam o que vivem e, na ideia do protagonista, parece que as mulheres falam de duas divindades distintas.
Às vezes a viúva me puxava prum lado e falava sobre a Providência de um jeito que dava água na boca; mas no dia seguinte, a srta. Watson assumia o comando e derrubava tudo de novo. Achei que dava pra ver que tinha duas Providências, e um pobre sujeito tinha uma grande chance de felicidade com a Providência da viúva, mas, se a Providência da srta. Watson pegava o cara, não tinha mais saída pro coitado. Pensei de todos os jeitos e decidi que eu ia ser da Providência da viúva, se ela me aceitasse, apesar de não conseguir descobrir como é que essa Providência ia me deixar melhor do que eu era antes, eu sendo tão ignorante, e tão inferior e desprezível.
"Dar água na boca", essa frase chamou minha atenção. Será que nosso evangelismo dá essa sensação àqueles que nos ouvem? Ou será que somos tão duros como a senhorita Watson e preferem o inferno ao seguir "ao Cristo que ela prega". O evangelho puro de Cristo deve dar água na boca dos ouvintes. O evangelho que mostra o Amor deve aproximar o ouvinte.
Hoje em dia é muito fácil ouvir uma evangelização que prometa mudar a vida para melhor: dinheiro, felicidade, bens materiais blá-blá-blá. E onde está o evangelho da Verdade?
Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Mateus 22:37-39
 "Dar água na boca"! O evangelho simples e puro de Cristo. Nada mais precisa ser acrescentado: dinheiro, corrente para ser bem-sucedido, fitinha no pulso, dois ou três batismo para dar crédito a vida de fé... 

A sua vivência na fé dá água na boca? As pessoas ao seu redor vêem o viver de Cristo em sua vida? As pessoas a sua volta percebem a diferença que faz na comunidade? E, mesmo se ninguém notasse, a sua vida de fé continuaria a dar bons frutos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário