17 de junho de 2016

Qual é a fonte? ..

Adicionar legenda
Ontem  eu li a passagem do livro do profeta Jeremias, capítulo 23 como meditação diária. Fui lendo até achar que conseguiria compreender a leitura - até onde ela me levaria. 

Algumas leituras deveriam soar estranhas aos ouvidos que lhes prestam atenção. Pelo menos, é o que eu penso.
Quando eu era criança, eu achava que o futuro seria muito bom pois os erros presentes mostrariam o que precisava ser mudado. Mas eu estava enganada. Atualmente, quando penso no futuro eu o faço com tristeza. Por mais que eu e meu marido estejamos a desejar uma gravidez minha, o medo sobre o que tipo de mundo nossa descendência encontrará me preocupa. Antes a preocupação fosse apenas em uma sociedade justa. 
Lendo o texto de Jeremias, eu me questiono sobre que tipo de igreja meus descendentes encontrarão?
O capítulo 23 do profeta afirma que há muitos falsos profetas, que falam de coisas que não pertencem ao Senhor, profetas que não buscam o Seu conselho e que andam conforme a sua própria lei e pregam dizendo que pertencem à Javé. 
E, no início desta postagem eu falei sobre leituras que deveriam ser estranhas para nós, veja acima. 
Eu gostaria muito que essa leitura fosse estranha em nossos dias: falsos profetas. Há tantos e muitos mais multiplicados, atualmente. Falsos pastores, padres e tantos outros que dizem "servir ao Senhor" mas seguem seu próprio entendimento. Não procuram o conselho do Senhor, não oram por elucidação, conhecimento e renovação em si. Falsos profetas que estão dizendo o que o público quer ouvir e não o que o público deve ouvir. 
Enganadores que fazem o povo cristão tropeçar e se voltar para longe de Deus. 

Estamos vivendo tempos muito complicados e a esperança parece minguar a cada dia em busca de algo de verdadeiro. Escrevemos o que queremos, reproduzimos ideias sem pensar. O mudo está um caos e Jeremias já sabia disso há muito tempo.

Mas qual deles esteve no conselho do Senhor para ver ou ouvir a sua palavra? Quem deu atenção e obedeceu à minha palavra? [Jeremias 23:18]

E, mediante esta perspectiva fatídica, somos obrigados a desmentir tantas mentiras que são faladas "em nome de Deus". As pessoas estão longe da verdade e, desta perspectiva, a verdade lhes parecerá absurda e mentirosa. As palavras verdadeiras soaram loucura e fanatismo, tão certo quanto o remédio tem gosto ruim para o doente. 
Sejamos amorosos e pacientes. Há muito trabalho sujo para ser limpo - e Deus está na frente para nos ajudar nessa empresa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário