9 de maio de 2012

"...cuida e não deixa ninguém entrar"

Eu sou apaixonada por séries de televisão. Se eu gostar mais acabo me tornando uma pessoa sem convívio social (hehe)!
Tem séries que eu não deixo de assistir: Supernatural, Grimm, The Big Bang Theory, Two and a Half Men; sem contar que tenho algumas minisséries também: Orgulho e Preconceito (Jane Austen), Norte e Sul (Elizabeth Gaskell), Jane Eyre (Charlotte Brönte) - que eu assisto repetidamente!
E, por mais que curta assistí-las, e mesmo que saiba que elas têm um "pé" com a realidade, eu não acredito que elas sejam verdadeiras. Eu não acredito que Supernatural é a expressão do verdadeiro mundo sobrenatural. Eu sei que a série Grimm não é a verdadeira história dos irmãos Grimm etc. É uma distração, e não um modo de vida!

Já que citei Grimm, quero contar uma história famosa dos irmãos: A Branca de Neve.
Curiosidade: uma amiga me contou que os irmãos Jacob e Wilhelm eram luteranos. Gente boa! :)

A história: Certa rainha grávida, durante o inverno, bordava enquanto grossos flocos de neve caíam. Ao bordar, picou o seu dedo com a agulha e viu três pingos de sangue caírem na neve alva e desejou que sua filha tivesse a pele branca como a neve, fosse corada como o sangue e tivesse cabelos negros como o ébano.
E seu desejo se realizou, e sua filhinha se chamou Branca de Neve.
Infelizmente, a rainha faleceu quando sua filha ainda era muito pequena. Seu pai casou-se novamente (homens!) com uma jovem mulher muito vaidosa. A nova rainha tinha um espelho mágico que consultava sempre que lhe desse vontade:

"Diga-me espelho, sê verdadeiro
Entre todas no reino, aqui e além,
Existe mais bela? Revela-me quem".

A resposta sempre alegrava a vaidosa rainha: ela era a mais bela de todos os reinos.
Porém, a rainha não contava que uma rival crescia em seu meio; e aos sete anos idade, despontando em beleza, Branca de Neve tornou-se suprema em formosura!

Foi aí que a rainha ordenou que seu criado matasse a infante. Como sabemos, o criado não exterminou com a vida da jovem, mas abandonou-a em meio a floresta e à sua própria sorte.

A menina andou por vários lugares até encontrar uma pequena casa onde habitavam sete anões. Ao chegar ela comeu, bebeu e escolheu uma cama para dormir.
Os anões, ao verem seus bens usufruídos, indagaram-se sobre quem havia feito aquilo! A resposta estava dormindo na cama de um deles.

A menina contou-lhes a sua história e os anões a alertaram:

"A rainha logo descobrirá onde estás, portanto cuida e não deixa ninguém entrar".

Lá estava rainha defronte seu espelho mágico quando ouviu a resposta que lhe trouxe ódio ao coração:

"És bela, rainha, encantadora por demais;
Porém, além das montanhas, à sombra da verde floresta,
Com sete anões, em morada modesta,
Lá se esconde Branca de Neve, e esta
É mais bela que tu, rainha, muito mais"

A raivosa rainha disfarçou-se de velha vendedora e foi bater na porta da distraída enteada.

Branca de Neve achou a velhinha simpática e deixou que ela entrasse na casa dos anões. Vendedora com era, logo quis trocar a fita do espartilho da jovem, e o apertou tanto que a menina perdeu o fôlego. A megera foi voltou ao castelo feliz por deixar a enteada sem vida no chão da humilde casa.
Porém, sua alegria durou pouco. O seu espelho voltou a repedir a infame afirmação que Branca de Neve ainda era muito mais bela do que ela.
Os anões chegaram a tempo de desfazer o feitiço da madrasta, e a menina voltou a respirar suavemente. Alertaram-na, novamente para não permitir que ninguém penetrasse na casa.
Como os jovens são imprudentes, hein! Lá veio a velha vendendo uma linda tiara. Branca de Neve não resistiu e colocou-a na cabeça. Assim que o fez, desmaiou! A rainha foi embora, os anões retornaram mais cedo e a menina foi reanimada.
A rainha estava com um ódio tão grande, que daria sua própria vida para matar Branca de Neve.
Voltou à casa! E mesmo que a jovem não permitisse sua entrada, ela ofereceu uma deliciosa maçã (que não engorda! rs)para a enteada. Aquela maçã brilhava na mão da velha que deixou Branca de Neve com vontade de comê-la! Porém, lembrou-se do conselho dos anões e não quis aceitar! Foi aí que a rainha desferiu seu golpe, dizendo que também morderia a maçã, para provar que não lhe faria nenhum mal! A maçã estava com uma metade envenenada e a outra sã. Adivinha qual metade a megera mordeu?

E Branca de Neve caiu feito morta! A rainha voltou ao castelo e os anões não conseguiram acudir sua bela hóspede!
Por continuar tão linda, corada e com aspecto vivo, eles não enterraram a menina - construíram um ataúde de vidro e montavam guarda ao redor da desfalecida.

Depois de muito tempo, adivinha quem passou? Um príncipe! Sim.. e ele viu aquela moça tão linda que se apaixonou por ela e a quis levar para seu reino. Os anões relutaram, porém, convencidos do amor que o rapaz tinha pela moça, permitiram que ele a levasse. Ao erguer a jovem de seu belo sepulcro, o pedaço da maçã que ficou na boca dela caiu, ela voltou à vida e casou-se com o príncipe e foi viver com ele no seu castelo!

E a rainha? Quando soube, adoeceu e morreu!

FIM!

O que mais chamou minha atenção nesta história foi o aconselhamento dos anões! Insistiram três vezes (nas minhas contas) para que a menina tivesse prudência para não cair nas garras da rainha má!
Lembrei das cartas de Paulo, e lembrei de Timóteo.
O jovem Timóteo recebeu uma ordem de Paulo - seu pai na fé: não permitir que outras doutrinas fossem ensinadas além daquela que o apóstolo ensinou.
Na primeira carta a Timóteo 1: 1-5 Paulo pediu que o rapaz não permitisse que "fábulas ou genealogias intermináveis" tomassem o lugar do ensinamento passado por ele. O apóstolo falava sobre mentirinhas que querem tomar conta do coração do cristão. E sabemos quem é o pai da mentira.

Recordo de uma canção que aprendi no culto infantil:

Toc - toc - toc
Alguém me bate a porta!
Toc - toc - toc
Alguém deseja entrar?
É o mal querendo um lugarzinho!
NÃO! NÃO! NÃO! Você não pode entrar!

E a mentira, e as fábulas (não como esta que contei acima) querem vir de mansinho tomar conta da nossa vida. Querem trazer pequenas dúvidas, questionamentos que com falta de prudência permitimos entrar - era só um lugarzinho que já tomou todo o espaço!

Quantas mentirinhas os jovens ouvem hoje em dia: o amor é algo genérico, ser "de igreja" é ser careta, todo mundo vai para o céu, Deus é bom (é mesmo, eu não duvido, mas também é justo), você é jovem demais - espere para ficar velho e ir para a igreja etc

Você e eu não temos Paulo no nosso cangote dizendo para pregar sobre o verdadeiro evangelho; mas nós temos o evangelho em mãos! Vamos ser como os anões e não desistir de falar, avisar - e mesmo quando acharmos que tudo está perdido, vamos guardar nossos queridos porque ainda há esperança antes da morte!

Não podemos ser ingênuos e achar que em tudo há malícia; mas não podemos ser imprudentes permitindo que as mentiras daquele pai minem a fé em Cristo!

Para tanto, uma vida de fé real, firme, calçada na verdade de Cristo (o amor) deve ser cultivada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário