12 de setembro de 2009

Planos


Este semestre, na faculdade, estamos temos uma matéria chamada Homilética. E no momento estamos aprendendo e praticando tipos de mensagens: temática, textual e expositiva. O primeiro tipo já apresentamos, e nesta semana tivemos a apresentação de uma mensagem textual (com duração de cinco minutos).
Quero deixar para vocês, a mensagem textual da Gisele (amiga, irmã, parça: de trem, ônibus, caminhadas, risadas, choros, dias bons e ruins, de cobiça (ai, Pecado!), filmes, séries, livros, chocalates...). Ela é alguém muito importante na minha vida. E como diz o diretor da faculdade: se você quer procurar a Gisele, ache a Adelita; e vice e versa.

Lá vai o texto!

PLANOS

Provérbios 19:21 - "As pessoas fazem planos, mas quem decide é o Deus eterno".

Crescemos em uma sociedade que ensina que devemos fazer planos para nossa vida (a curto e longo prazo). Um dos assuntos mais falados e estudados nos dias atuais é o planejamento estratégico (o que eu quero ser, e quem eu quero ser daqui a um determinado tempo), nesse planejamento inclui a realização de sonhos, viagens, casamento, filhos, carreira, casa, carro, e até aposentadoria. Procuramos determinar um tempo e dentro deste tempo esperamos que as coisas se realizem conforme planejamos.

O planejamento é com certeza algo muito importante, pois não acredito que Deus tenha colocado seres dotados de inteligência para ficarem vagando pelo mundo sem rumo. Mas acredito também, que o fato de termos planos, nao significa que eles devem ser realizados conforme queremos e no tempo que desejamos, logo, deveríamos cuidar com a ênfase que damos aos planejamentos da nossa vida. Será que estamos dispostos a entregá-los à Deus, ou queremos realizá-los como nossas "forças"?

Deixa eu lhes contar algo: Eu sou uma pessoa que me empolgo com meus planos, e em outubro do ano passado eu decidi me organizar para que em julho deste ano eu pudesse ir a SP, passar 20 dias em um trabalho voluntário que me ofereceram, colocando tudo que venho aprendendo no curso de teologia em prática. Tudo estava perfeito, o planejamento financeiro estava caminhando conforme eu havia previsto, passava horas procurando promoção de passagens pela internet. Em maio encaminhei o formulário e os meus documentos para o processo seletivo, e na primeir a semana de junho fiquei sabendo que havia passado. Daí em diante, nada mais poderia dar errado (na minha mente), afinal, até aqui tudo havia estado certo, e também eu estava crente que era vontade de Deus, afinal, eu estava me dispondo a trabalhar na obra dele. Uma semana depois, fiquei sabendo que o meu pedido de férias na empresa havia sido negado. Nossa, tudo desabou. Eu fiquei extremamente decepcionada, magoada, pensei em "meter os pés pelas mãos".
No meio da minha aflição, eu recebi a palavra de Provérbios 19:21, e só constatei o que eu já sabia, os meus planos são muito incertos, e o sucesso deles depende da vontade de Deus.
Sabem, hoje eu vejo os planos dos homens, como sendo um grande esboço. Sabem, quando precisamos fazer uma atividade e colocamos no papel passo a passo o que vamos precisar e por aí em diante, e conforme vamos realizando a atividade vamos mudando a ordem dos fatores, excluímos algumas coisas, acrescentamos outras.
Da mesma forma Deus, ele nos fez e nos conhece, sabe por que estamos aqui e o que é melhor para nós, então ele pega nosso esboço e muda a ordem dos fatores, exclui aquilo que não será bom, acrescenta aquilo que nunca imaginamos que viveríamos, aí sim, temos um planejamento estratégico eficaz.

Logo, nós temos duas opções: fazer planos e tentar a todas as custas torná-los realizáveis conforme queremos e estarmos muitas vezes frustrados sem enxergar que a mudança dos planos pode ser melhor. Ou, entregamos nosso esboço à Deus, e nos permitimos aceitar as mudanças, acreditando que Ele sabe o que é melhor, tendo assim uma vida feliz e bem planejada.

Um comentário:

  1. Minha NOSSA! O que sou eu sem você! Todo o incentido e apoio! Obrigada, pelos dias bons e ruins, pelas inumeras risadas, pelas lágrimas enxugadas, pelas cumplicidades... cáracs, sem palavras para descrever tudo!

    Te amo amiga - irmã :*
    Gi.

    ResponderExcluir