17 de abril de 2009

pensando...

Essa semana tenho pensado em Davi (o segundo rei de Israel).

Pensando sobre as atitudes que tomou. Sobre o mérito de ser chamado "homem segundo o coração de Deus".
E quando penso em Davi, como na maioria das pessoas, penso nas coisas erradas que ele fez.
Queremos tanto nos parecer com o "lado bom" de Davi, mas esquecemos de olhar que o pastor de ovelhas teve um "lado B". E é com esse lado que eu tento aprender mais sobre Deus e sobre mim.
Sendo mais direta: dias atrás eu estava considerando sobre o momento que Davi encontrou Batseba (ou Betsabá). Áquela altura, ele já era reconhecido por suas vitórias em muitas guerras, pelos cantos e pelo indiscutível charme. Davi já estava tão POP em seu tempo que se deu ao "luxo" de não ir em umas das batalhas. Ficou em seu palácio desfrutando da calmaria. E foi aí que ele viu uma mulher tão linda aos seus olhos, que a desejou. E seu desejo foi tão profundo que foi consumado com um filho que ela esperava dele e com a morte do marido de Batseba.
O que nossos desejos (impulsos) fazem conosco! Não olhemos para Davi com olhos de julgamento - somos iguais a ele. Ele estava no lugar errado, na hora errada e cobiçando uma mulher que não era sua. Alguma semelhança conosco?
Davi fez "vista grossa" para o seu pecado de adultério e homicídio. Davi "caiu em si" quando o profeta Natã lhe contou uma parábola e disse:
- Esse homem é você, Davi! (2 Samuel 12:1-7)
Esse homem é você, sou eu, é a humanidade. Li em um devocional que Deus aponta o pecado da humanidade através da Bíblia, nos seus servos e servas - não para que sejam condenados, mas para que sirvam de exemplos aos que vierem depois.
O pecado de Davi também é meu e seu. Deus não faz acepção de pessoas, e também não coloca o pecado em escala crescente ou decrescente. Pecado é pecado.
Quantas vezes você ficou em zona de conforto, como Davi, e se viu apanhado em uma situação deveras constrangedora. Quantas vezes o seu próprio desejo o guiou a fazer algo contra Deus?

Quando Jesus diz aos discípulos: "vigiai e orai", ele está nos dando um ótimo conselho. Não somos donos dos nossos desejos, nós apenas os alimentamos ou não. Tiago 1:13,14 diz: "cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz".
No caso de Davi, se ele estivesse na guerra, sendo rei para o seu povo, ele não teria caído "de quatro" pela mulher de Urias e o feriria em guerra. Situações são evitadas quando estamos no lugar certo, fazendo aquilo para que fomos chamados. No caso de Davi, ser rei.
Davi obteve o perdão de Deus. Reconheceu seu erro e compôs um Salmos [32].
Deus nos dá o Seu perdão mediante confissão de pecados.
Confessar o seu pecado é concordar com Deus que você errou.
E nessa "aventura" em considerar sobre Davi, outro texto bíblico se encaixou no meu pensamento. Provérbio: 16:25 que diz: "há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte".

Se existe uma coisa que me deixa com o pé atrás é quando ouço: "Deus me disse que..."; "Deus falou no meu coração...". Acredito que Deus fala com as pessoas de formas diferentes, mas sou cética quando ouço isso "às tampas". Nosso olhar sobre o que Deus diz e pensa é muito pequeno. Acredito naquele olhar de profeta: que vê, não entende, mas fala! Mas tem que ser profeta mesmo, nada de ser como aquela corja que vivia babando ovos sobre os governadores de Israel para não descer do trono.

Não posso dizer o que Davi pensou no momento que roubou a mulher de Urias e depois o matou; mas talvez ele achasse que aquilo era o "certo" a fazer (visto que ela já estava grávida dele). Caminhos que levam a morte!
Vamos meditar sobre como podemos permanecer na vontade de Deus. A Bíblia é uma ótima aliada. Confissão de pecados é um ótimo começo. Agradecer o perdão recebido é uma retribuição.



Tenham um bom final-de-semana! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário