2 de agosto de 2008

Sorria! Você está sendo filmado.


Esta frase é muito conhecida, ultimamente. Em quase todos os estabelecimentos comerciais pode-se encontrá-la. Apesar de estar presente na maioria destes locais, poucas vezes a frase é verídica.
Meu pai é um exemplo. No comércio que ele tem há uma placa destas, mas a câmera não existe. É um falso alerta.

Hoje, no encontro que tive com os adolescentes, nós conversamos sobre alguns fatos da vida de Jacó. Estivemos por volta de Gênises capítulo 29:32 até 32:2. Conversei com eles sobre os filhos de Jacó e a importância que seus filhos terão no decorrer da história do povo de Israel e outros fatos pertinentes. Mas o meu alvo, o que eu queria que eles guardassem como aprendizagem era o pacto que Labão fez com Jacó.

MINI-FLASHBACK
A fuga de Jacó da casa de Labão, seu sogro, deixou Labão muito irritado e ele e seus irmãos foram "a caça" do genro fugitivo. Sete dias depois Labão encontrou a tenda de Jacó e chegou para conversar. Ele realmente não queria conversar com Jacó, mas em sonho, Deus havia dito para que ele não nada contra Jacó. E assim o fez. Conversaram para tentar chegar a uma compreensão. Enquanto Labão interpelava Jacó sobre sua fuga, Jacó acusava Labão de abusos durante o período que esteve na casa do sogro, incluindo o casamento mal feito com Léia. A gota d'água para Jacó foi ser chamado de ladrão por Labão. E ele permitiu o sogro "farejar" seus pertences para ver se havia algum objeto furtado nas tendas de Jacó. E nada encontrou porque Labão não viu o que Raquel escondia embaixo da sela do seu camelo: segundo a dama, ela estava menstruada e não poderia levantar de onde estava, e nem Labão a intentou para o fazer. Depois de ouvir mais algumas razões de Jacó, Labão fez um pacto com o genro, decretando uma "paz".
Labão disse: - Este montão de pedras servirá para que nós dois lembremos desse trato. (...)Que o SENHOR Deus fique nos vigiando quando estivermos separados um do outro! Se você maltratar as minhas filhas ou se você casar com outras mulheres, mesmo que eu não saiba o que está acontecendo, lembre que Deus está nos vigiando. (Gn. 31: 48-5)
FIM DO MINI-FLASHBACK

Labão tinha suas diferenças com Jacó, tinha uma mania "feia" de querer levar vantagem em tudo - nada me tira da cabeça que ele alargou os olhos para o casamento da irmã, Rebeca com o bonitão do Isaque - tinha seus deuses, seus ídolos, mas quando precisou fazer sério, que fosse válido (porque ele não jogava para perder), ele "correu" para o Deus de Isaque e Jacó. Labão conhecia sua limitação como homem, por isso, precisava confiar em alguém que estava além da capacidade humana, um guarda, um vigia, que tivesse caráter para honrar qualquer compromisso. Labão poderia ter colocado um "capanga" para cuidar de Jacó, mas ele preferiu confiar em Deus. Ele sabia que Deus não era um ser limitado, que tinha poder e não haveria jeito de Jacó fugir dele - e fugir era a especialidade de Jacó. E assim fizeram.

Muitas vezes esquece-se que Deus é Onipresente (está em todos os lugares), Onisciente (tem ciência de tudo o que acontece) e Onipotente (que é todo-poderoso).
Há um livro de George Orwel, 1984, de onde a famosa frase "The Big Brother is watching you" - O Grande Irmão está vigiando você - lembra, no livro, uma espécie de observação severa, da qual não se poderia escapar.
Quando se tem a consciência de que Deus está vigiando, não há a necessidade de ficar apreensivo e nem sentir opressão por este olhar. É bom saber que Ele está vendo a todo instante, que não é um deus omisso e inconsciente. Deus guarda a sua criação e seus filhos, todos debaixo dos seus olhos de amor.
Pode-se tentar esconder algo de Deus - nem sempre gostaríamos que Ele visse tudo o que fizemos porque nem sempre temos orgulho de algumas situações, pensamentos, sentimentos e por aí vai. Deus sonda o coração do homem, já disse o salmista, nossas entranhas lhe são conhecidas desde a formação.
Deus é o Deus que não nos conhece somente a partir do nosso nascimento, Ele já nos conhece antes de qualquer coisa que possamos imaginar que se inicia em nós.


Deus está olhando você agora, o que você pode fazer a respeito? :)
THE AMAZING GOD IS WATCHING YOU BECAUSE HE LOVES YOU !


Nenhum comentário:

Postar um comentário