Mostrando postagens com marcador devocional. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador devocional. Mostrar todas as postagens

13 de dezembro de 2020

E se não houver o pão diário ..

O que você anda pedindo em sua oração diária? Tem alguns dias que eu venho pensando nisso. 

Este ano de 2020 foi muito difícil para a maioria das pessoas; é um ano que se deseja esquecer. E, em consequência, existe muita esperança para o ano seguinte.

Nesta manhã, eu li o Evangelho de João, capítulo 6, versículos 25 à 41.

O povo que seguia Jesus, em sua maioria, eram pessoas que precisavam de um conforto físico: trabalhadores que ganhavam salários baixos para seu sustendo diário. Seguiam Jesus porque eles ouviram falar do milagre da multiplicação do pão  e dos peixes - alguns presenciaram esse milagre. 

A necessidade alimento material é real. Porém, Cristo veio para nos dar algo mais substancial além da vida material. É preciso enxergar além daquilo que se vê, pois existem pregações que focam somente nesta vida: você precisa de riqueza, você precisa de um carro, você precisa de um guarda-roupas novo, de uma viagem que irá causar inveja em todos etc...exigindo isso de Cristo. Mas não foi para isso que o sangue do Cordeiro foi derramado. 

Eu não acho errado que se tenha bens físicos, mas não foi por isso que o sangue do Cordeiro foi derramado. O Cordeiro de Deus foi crucificado para que a vida eterna estivesse ao alcance de todos aqueles que buscam: o pão espiritual não está no carro novo, na blusa nova, no corte de cabelo, em um relacionamento amoroso...O pão espiritual está em Cristo, nos seus ensinamentos de amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento e amar ao próximo como a si mesmo.

Mais uma vez eu escreverei: não é errado ter coisas materiais, mas não foi para essas coisas terrenas que Cristo veio ao mundo.

Tem um livro que eu gosto muito que se chama "O Caminho do Coração" de Ricardo Barbosa de Sousa; neste livro há um trecho - que infelizmente não lembrarei na íntegra - que diz o seguinte: se não houver cura, se não houver promoção no trabalho, se não houver carro novo, ...se for apenas Deus.

Se for apenas Deus, você o seguiria? 




 

24 de setembro de 2018

Inícios..

Olá, abandonado leitor!

Faz poucas semanas que eu decidi começar a ler a Bíblia do início.
Sem nenhum motivo especial, apenas para seguir a sequência da história bíblica - sem pular livros, capítulos como é sugerido nos devocionais. 

Eu gosto de ler devocionais, nada contra - mas depois de alguns anos utilizando este artifício para leitura bíblica, eu notei que muitas passagens são repetidas e tantas outras são esquecidas por não se encaixarem em uma meditação diária. Mas ainda é a Bíblia. Ainda é a história da construção da vida de fé.

Por esse motivo, sem pretensão de terminar em um ano, dois ou três..., eu me propus a ler a Bíblia do início: com a leitura de dez, quinze ou vinte versículos ao dia. Será uma longa caminhada - mas não serão passos perdidos.

E como todo início, ler Gênesis 1 não parece motivador para chegar em Apocalipse 22; mas é por aí que se começa, lendo versículos tão "batidos" como Gênesis 1:1 e beber cada palavra como se fosse a primeira leitura. É preciso deixar de lado atitudes de "já conheço essa história" e ter a responsabilidade de conhecer a formação de cada versículo como algo novo.



25 de agosto de 2016

Simples assim..

Leitura: Isaías capítulo 2.

Se você tirasse todos as tradições e tracionalices da sua comunidade cristã, o que sobraria?

Deus.

Quando nos livramos de tudo aquilo que fingimos que é Deus, encontraremos Deus.
E isso significa liberdade.

O profeta Isaías, no capítulo dois, escreve sobre quando Deus fará a Sua justiça: limpará a terra dos deuses, ídolos, simpatias, amuletos e falsos profetas (porque não?). E esse será um dia de terror para aqueles que não confiam em Deus. Mas não se preocupe, você confia em Deus mais do que confia naquele cara que escreveu o livro do ano, confia mais em Deus no que naquele tal pastor de multidões, confia mais em Deus do que ... do que o que? Em que ou em quem sua fé precisa estar firmada para confiar em Deus? 

Já conheci pessoas que me disseram (ou que comentaram que alguém disse) que deixaram de ir à igreja porque fulano ou sicrano ou tal pastor, tal padre, tal pai ou mãe fizeram isso ou aquilo. 
Não estou afirmando que ir à igreja nos livra de más condutas ou que isso seja necessário à fé em Deus.. mas muitas pessoas associam "ir à igreja" com "fé em Deus". Deixam Deus de lado porque tal e tal fato aconteceram com elas - ou com pessoas próximas. Em quem (ou no que) sua fé está firmada?

A  fé precisa estar firmada em Cristo, o alvo é seguir Seus passos ... o resto, crente, é resto! O resto é com Deus e não com você ou comigo. O que fizeram ou deixaram de fazer não é problema nosso - a nossa única tarefa é amar.

Já pensou que terror será quando Deus fizer essa limpeza? Quanto da nossa fé sobrará longe das nossas igrejices? Que terror será para todos quando sobrar apenas...Deus!


Parem de confiar no homem, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Que valor ele tem?  Isaías 2:22




Simples assim..


17 de junho de 2016

Qual é a fonte? ..

Adicionar legenda
Ontem  eu li a passagem do livro do profeta Jeremias, capítulo 23 como meditação diária. Fui lendo até achar que conseguiria compreender a leitura - até onde ela me levaria. 

Algumas leituras deveriam soar estranhas aos ouvidos que lhes prestam atenção. Pelo menos, é o que eu penso.
Quando eu era criança, eu achava que o futuro seria muito bom pois os erros presentes mostrariam o que precisava ser mudado. Mas eu estava enganada. Atualmente, quando penso no futuro eu o faço com tristeza. Por mais que eu e meu marido estejamos a desejar uma gravidez minha, o medo sobre o que tipo de mundo nossa descendência encontrará me preocupa. Antes a preocupação fosse apenas em uma sociedade justa. 
Lendo o texto de Jeremias, eu me questiono sobre que tipo de igreja meus descendentes encontrarão?
O capítulo 23 do profeta afirma que há muitos falsos profetas, que falam de coisas que não pertencem ao Senhor, profetas que não buscam o Seu conselho e que andam conforme a sua própria lei e pregam dizendo que pertencem à Javé. 
E, no início desta postagem eu falei sobre leituras que deveriam ser estranhas para nós, veja acima. 
Eu gostaria muito que essa leitura fosse estranha em nossos dias: falsos profetas. Há tantos e muitos mais multiplicados, atualmente. Falsos pastores, padres e tantos outros que dizem "servir ao Senhor" mas seguem seu próprio entendimento. Não procuram o conselho do Senhor, não oram por elucidação, conhecimento e renovação em si. Falsos profetas que estão dizendo o que o público quer ouvir e não o que o público deve ouvir. 
Enganadores que fazem o povo cristão tropeçar e se voltar para longe de Deus. 

Estamos vivendo tempos muito complicados e a esperança parece minguar a cada dia em busca de algo de verdadeiro. Escrevemos o que queremos, reproduzimos ideias sem pensar. O mudo está um caos e Jeremias já sabia disso há muito tempo.

Mas qual deles esteve no conselho do Senhor para ver ou ouvir a sua palavra? Quem deu atenção e obedeceu à minha palavra? [Jeremias 23:18]

E, mediante esta perspectiva fatídica, somos obrigados a desmentir tantas mentiras que são faladas "em nome de Deus". As pessoas estão longe da verdade e, desta perspectiva, a verdade lhes parecerá absurda e mentirosa. As palavras verdadeiras soaram loucura e fanatismo, tão certo quanto o remédio tem gosto ruim para o doente. 
Sejamos amorosos e pacientes. Há muito trabalho sujo para ser limpo - e Deus está na frente para nos ajudar nessa empresa. 


16 de janeiro de 2015

Vamos amar ..

Na leitura bíblica de ontem, eu li Lucas capítulo 5: 27-32.

Nunca faremos o que Jesus fez: sentar-nos com pessoas que não possuem boa fama aos olhos da maioria  "espiritual". Esse é o nosso grande erro como igreja: nós não nos misturamos.
Não nos misturamos porque temos "medo" do os outros dirão, porque temos medo que nossa fé enfraqueça, medo de gostar daquilo que eles fazem. Preferimos rotular o perdido do que chegar até ele. Somos, na maioria dos casos, a ovelha fofoqueira que fala mal daquela que se perdeu.

Ao contrário de Cristo, nós nos isolamos para manter a nossa "santidade". Será que ninguém percebe que isso não está dando certo? Será que a igreja não percebe que não está sendo modelo para o resto do mundo? Porque? Porque amamos mais ficar na nossa panelinha do que se importar com o outro.

O último noticiário foi a morte dos cartunistas de Paris. Correntes contra e favor se espalharam nas redes sociais. Há os que entram na onda e repassam todas as informações e charges contra os muçulmanos. Há os cristãos que retalham os cartunistas pelo trabalham que faziam. 

Eu sou à favor da vida. Se eu concordo ou não com o trabalho daquelas vítimas, eu sou a favor da vida! Isso me lembra uma frase de J.R.R. Tolkien em seu livro "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel", que diz o seguinte:

Muitos que vivem merecem morrer. Alguns que morrem merecem viver. Você pode lhes dar a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte, pois mesmo os mais sábios não podem ver os dois lados.

Precisamos parar de rotular quem deve ou não morrer; parar de justificar mortes tão cruéis e insanas. Cristãos devem falar de Cristo para vivos e não condenar mortos. O que está acontecendo? Porque não nos sentamos e conversamos?

Acho que nos falta argumento. Não conseguimos conversar sobre nossa fé sem menosprezar a fé do outro. Não conseguimos conversar com o próximo sem apontar seus erros. Nós não sabemos amar sem acusar. 

Nunca seremos como Cristo se continuarmos nesse caminho. Não digo que devamos ser tolerantes à tudo, mas, no momento, não conseguimos nem começar uma conversa inteligente e de boa qualidade sobre nossos princípios espirituais.

4 de agosto de 2014

Bando de "Pedro"!

Estava fazendo meu devocional, à pouco,  e, quando terminei a leitura de JOÃO 13: 31-38 pensei em quanto temos de Pedro em nossa vida espiritual. Mas, não o Pedro "bom" - o herói do Pentecostes. Estou falando desse Pedro arrogante que roga para si o slogan de "todo poderoso". Estou fando desse Pedro que acha que pode "salvar" Jesus da crucificação. Você reconhece esse Pedro?

Quantas vezes usamos nosso "manto-sagrado" de crente fiel e exaltados nossas qualidades através de atos como o de Pedro!  "Gritamos" em nossa falsa humildade que por Cristo fazemos\faremos isso e aquilo! Por Cristo, meu irmão desavisado, somos meros traidores sem caráter! Mas, em Cristo, pelo poder do Espírito Santo, pela misericórdia de Deus, podemos fazer maravilhas!

Então, deixe esse Pedro arrogante de lado, ame o próximo e, o resto Deus faz! Deixemos de lado essa prerrogativa de que somos "super" quando somos apenas pó!

Omnia Vanitas!

14 de maio de 2011

não se esqueça...


Ontem, no meu devocional, eu li Deuteronomio 24: 17-22.

Naquela época, a educação era oral: nada de livros, cartilha ou algum tipo de registro. O conhecimento era passado da forma que as fofoqueiras adoram: de boca em boca. Mas, ao contrário das fofocas, a história de um povo deveria ser contada de forma exímia para que a identidade do povo não se perdesse ao longo dos anos.
O povo hebreu tinha uma história para contar no Egito, vou chamá-la de Parte 1 e Parte 2.
__________________________________
Na Parte 1 os hebreus foram morar no Egito por causa de José, filho de Jacó, que foi vendido para os egipcios por causa do ciúmes dos irmãos. O que aconteceu foi que anos depois o vendido resolveu acolher toda a sua família nas ricas terras do Egito, sob a proteção do Faraó.

A Parte 2 é de um período que o povo hebreu estava feliz da vida no Egito e com suas abundâncias que se esqueceram de Deus. Esquecido por seu povo, Deus deixou a coisa rolar. O atual Faraó olhou para os hebreus com receio: eram um povo numeroso e se resolvessem se rebelar poderiam tirar os próprios egipcios de sua terra ou escravizá-los. Mas os hebreus foram lerdinhos e não perceberam isso, logo, foram escravizados: toda a bem-aventurança foi perdida, e agora tinham que ralar para se manterem vivos.

Como todo ser humano, na hora do aperto se clama pelo Divino. E foi o que fizeram, mas não sem antes sentirem na pele o que era ser escravo.
__________________________________

E em Dt. 24: 17-20 Deus estava lembrando a história dos hebreus: lembrando-os que eram escravos na terra do Egito, tudo isso para lembrarem que deveriam ajudar o estrangeiro, o órfão e a viúva que viviam em seu meio.

É fácil esquecermos da dor quando estamos em situação de conforto. E outra coisa, é que estes que estavam sendo lembrados da escravidão não haviam participado dela, mas a tradição oral era tão marcante que os ouvintes sentiam como se eles próprios tivessem vivido aquilo que lhes era contado.

Se você encontrar alguém passando por um momento de dor, ou que esteja separado do amor de Deus ainda, não o trate com indiferença ou ignorância: não esqueça quem você foi antes de Cristo. Quanto tempo seus amigos e familiares oraram por você. Não deixe ninguém para trás, pois Cristo sempre está nos buscando todos os dias.

14 de outubro de 2010

The Kid


Essa semana eu comecei a ler o livro escrito por Pat Garret (Patrick Floyd Garrett) sobre a vida de Billy The Kid (William Henry Bonney). E como a maioria dos crentes fazem, eu estou lendo a história e comparando com a vida cristã - tem gente que não relaxa mesmo!

Algo na vida de The Kid me faz refletir sobre minha atitudes. Eu queria ser tão ousada como ele o é para fazer suas maldades. Como fácil ter o impulso para aquilo que é contra a vontade de Deus (em termos gerais) - Paulo deixa isso bem claro em suas cartas...

Hoje, na minha leitura, The Kid recebeu a carta de um amigo (outro bandido, chamado Jesse Evans) para encontrá-lo na cidade de Lincon (junto com outros bandidos que já estavam lá). Jesse advertiu para The Kid não ir pelo caminho do rio, pois os apaches estavam pelas redondezas atacando os viajantes. E foi justamente o caminho que The Kid seguiu.

Essa passagem me deixou inquieta. Pensei em The Kid e em suas ousadias em se colocar em situações que trariam perigo. Ok, ele era um bandido, e bandidos gostam de ações perigosas. Porém, os próprios bandidos haviam pedido para ele não ir por aquele determinado caminho. Mas ele foi: porque? Porque adorava uma encrenca. A vida sem "emoções fortes" não lhe agradava - e talvez ele tivesse confiança mais em seu gatilho do que no gatilho dos apaches.

E eu pensei no meu conforto. Esses dias, na mentoria da faculdade, eu disse para o grupo: como posso me sentir confortável sabendo que alguém está sofrendo?
Eu me sentia mal por me sentir bem - estranho, mas é verdade.
Eu escolhi ir pelo caminho tranquilo e não sei até que ponto estou certa que fiz a escolha correta! Fico pensando se estou fazendo para meu próprio bem em detrimento ao que sofre; ou, se, seja o que for, não fará diferença qual caminho eu deva seguir.

Billy! Billy! Billy! O que você está fazendo comigo!

Um post estranho, mas eu tinha que escrever!

12 de agosto de 2010

Ceguinho-Ceguinho!


Esta semana, no devocional do folheto, eu estou lendo a história daquele Cego de Nascença. (João 9).


E lendo eu percebi como sou parecida com os fariseus. Não porque ache que sou boa o bastante, ou que minha fé é tão elevada que deva ser mostrada a todos. Mas o meu "lado farisaico" me diz o quanto eu conheço de Deus.

Para quem nos pergunta: Como posso conhecer a Deus? Respondemos: Leia a Bíblia!

E quanto mais eu leio a Bíblia, menos eu sei de Deus. E olhando para a história deste jovem cego, eu percebo que aqueles que mais achavam que conheciam a Deus (e não vamos culpá-los por isso, porque nós também temos este "conhecimento").

Colocamos Deus numa gaiola ou numa caixa e dizemos: Deus não age de outra forma. Deus é assim.

Queridos, quantas vezes eu tive que bater com a cabeça na parede porque MINHAS verdades sobre Deus não corresponderam ao que Deus realmente é.

As "loucuras" que Deus fez através dos profetas: Jonas (que aprendeu que Deus quer chegar a outros povos), Oséias (que se casou com uma prostituta p/ representar o adultério do povo de Deus), Ezequiel (que perdeu a mulher para representar a dor de Deus). Digam-me, quem é Deus?

Ele não age conforme EU SEI, mas conforme ELE É. Ele cura alguém do câncer, mas continua sendo Deus mesmo quando alguém morre desta doença.
Ele tira um pai alcóolatra do vício e É DEUS, mas ampara a família daquele que ainda está no vício e continua sendo ELE.

Na história de João 9, os fariseus não criam em Jesus porque Ele curou em um sábado, e porque não conheciam a procedencia de Jesus - mas acreditavam em tudo o que Moisés escreveu porque acham que isto É DEUS. Deus se expressa através de uma lei, mas ele não se submete a ela. Como denominações eclesiásticas, temos doutrinas, credos, e tudo mais. Deus não se submete a nenhuma destas coisas, porém, como ELE É, ama a cada um dentro da denominação que este escolheu.

Vamos deixar de colocar Deus dentro de uma caixinha para que fiquemos confortáveis, e vamos experimentar Deus como ELE É.

8 de agosto de 2010

Devocional...

Acabei de assistir o fim da primeira temporada de 24 Horas. Amo essa série! Jack Bauer é meu herói hehe. É incrível como a cada temporada seus loiros cabelinhos vão diminuindo. Confesso que eu acho a primeira temporada é monótona: Jack ainda acredita e alguns em tals e não fez suas famosas "entrevistas".

Ok.. não vou falar sobre ele. Depois que desliguei o notebook, fui fazer meu devocional. A leitura foi ICoríntio 13. Ao contrário do que fazia a algum tempo atrás, não fiz essa leitura de forma romântica e sonhadora. Graças a Deus, eu cresci hehehe.
O que chamou minha atenção foram os versículos finais 11 e 12.

O que você acha que estudar durante um ano, ou dois, três, quatro anos a primeira série do ensino fundamental? Chato? Repetir sempre e sempre as mesmas coisas, e não querer seguir adiante?

Quando li o versículo 11, que Paulo falou das suas coisas de menino, eu pensei em como anda a minha vida espiritual: ainda faço coisas de menina? Digo, ainda busco a repetição de erros primários? Busco. E minha situação atual é de querer fugir. Estou buscando refúgio em coisas que já foram superadas, mas por não querer encarar a realidade, busquei pelas "coisas de menina". Sentimentos e ações que não contribuirão de forma positiva em minha vida.


O versículo 12 também pulou aos meus olhos: eu conhecerei da mesma forma que sou conhecida. Então, eu olhei para mim e minha situação e pensei que Deus conhece exatamente tudo sobre mim (entre aquilo que fui, sou e serei). Eu me senti nua.

Estar na frente de um espelho, olhando o reflexo de si mesmo e pensando "eu me conheço", mas sem ter noção do quanto eu sou conhecida além daquilo que vejo. Não conheço a minha ação seguinte, meu pensamento próximo.. Sou uma desconhecida para mim mesmo.


O que tudo isso tem a ver com o amor? Tem tudo a ver, na minha opinião. Se Jesus é o amor personificado de Deus, e se eu quero ser o reflexo do amor de Cristo (Efésios 5.1) eu tenho a obrigação de abandonar minhas coisas de menina, por amor a Ele. Eu preciso aceitar que tenho responsabilidades que dependem somente de mim, tenho que seguir adiante e crescer. E quando crescemos, somos TRANSFORMADOS (Rm. 12.2)

Hoje eu aprendi que o amor não procura seu próprio interesse (v.5)

29 de julho de 2010

Braço Forte

Esses dias estava fazendo o meu devocional e achei D+ a aplicação que o cara fez. Vejam só: a passagem era Êxodo 2: 11-15 e 3: 7-12.

A primeira passagem relata Moisés matando um egípcio porque ele maltratava um escravo hebreu e, a segunda passagem é Deus mandando Moisés para o Egito para tirar o seu povo da opressão.

Realmente, eu poderia parar aqui porque vocês já entenderam onde eu quero chegar (e onde o cara do devocional chegou).

Quantas vezes, eu e vocês tentamos usar a força para fazer algo?

Quando vemos alguém ser oprimido o nosso "senso de justiça" aflora. Queremos justiça.E quando somos nós os oprimidos? Uma expressão que gosto de usar é: "Estou com gosto de sangue na boca". 


Somos justiceiros natos. Temos prazer em atirar a primeira pedra.

Para Moisés, ver ser o seu povo oprimido era inadmissível! Algo precisava ser feito. Ele fez, mas fez errado.

Deus também viu o seu povo escolhido ser oprimido. Ele não era indiferente a isso. Porém, Deus, em sua sabedoria, sabe a "hora de agir".

E Ele fez Moisés voltar a "cena do crime". Mas o diferencial é que agora Deus estava guiando Moisés. Ele estava no comando. Moisés faria justiça ao povo porque Deus estava no comando.

Eu lembro das vezes eu me deixei guiar por minha própria força.
Quantas vezes eu fiz justiça com as próprias mãos (mesmo depois da conversão).

E deixar Deus guiar não é fácil. Não é fácil deixar de ser egoísta, orgulhosa e vaidosa. Pensar como Deus é algo sobrenatural. Porém, não esqueçamos que o Espírito Santo nos guia para termos uma visão daquilo que Deus espera de nós. Temos a graça de sermos revestidos (conf. Efésios 6:13-18). Tudo isso exige dedicação e também TRANSFORMAÇÃO DE PENSAMENTO (Romanos 12:2). Lembro da pregação que fiz sobre Josué 1:
força, coragem e muito ânimo.
Sem dedicação a meditação bíblica não podemos conhecer quem é Deus e o que Ele quer.
Sem transformação não podemos agir conforme a vontade de Deus. E essas duas coisas (entre tantas outras), exige força, coragem e muito ânimo, porque a tendência humana é desanimar na primeira curva ou no primeiro tropeço (nosso ou do próximo).

Podemos ser como Moisés no capítulo 2: fugitivo.
Podemos ser como Moisés no capítulo 3: resgatadores.

Quem você quer ser?

20 de outubro de 2009

Jovem Rico


Ontem, na faculdade, tivemos o nosso momento de devocional no final da aula. Quem trouxe a meditação foi o Giomar, em Lucas 18:18-23.

Quando lemos essa passagem, a maioria, pensa em dinheiro, quando lê-se: "vende tudo o que tens, dá-os aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois vem e me segue" (v.22).
Nós pensamos em dinheiro, em posses; mas Deus está pensando em nós.
Você acha, realmente, que ele queria o dinheiro do jovem rico?
Jesus queria mais do jovem rico; não apenas a declaração pública do seu conhecimento sobre os mandamentos. Jesus queria o coração do jovem. Jesus quis que ele deixasse aquilo que prendia o seu coração, para o seguí-Lo.
No caso do jovem rico, seu coração estava preso aos seus bens, que eram muitos; em nosso caso, o que ainda não deixamos de lado para seguir a Jesus? O que nos falta abandonar?

Apesar de visão de algumas pessoas, ainda, é que Deus é um Deus castigador e recrimininativo, o fim da conversa de Jesus com o jovem deixou-O triste, pois o jovem não conseguiu se livrar daquilo que não lhe permitiu seguir a Cristo.

19 de outubro de 2009

Refletindo


Na semana retrasada, em uma das aulas da faculdade, falamos sobre o fruto do Espírito.
A primeira correção e ênfase que o professor fez foi dizer que é FRUTO do Espírito e não frutoS.
É um fruto! Uma unidade! Essa unidade é dividida mas é uma apenas.

É uma laranja que possui vários gomos, mas cada gomo é uma laranja.

Meu professor fez a seguinte exposição. São nove "gomos" para o fruto.
Três para nosso relacionamento com Deus: Amor, paz, alegria.
Três para nosso relacionamento com o próximo: longanimidade, benigdade, bondade
Três para nosso relacionamento conosco: fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Uma amiga diz que, se pudesse rasgar uma página da Bíblia, seria Gálatas 5 (o fruto do Espírito).

Não é fácil ser uma "laranja" com todos os gomos sadios e suculentos. Mas alguém, um dia, teve a audácia de dizer que o Evangelho é fácil de seguir? O pior é que tem gente que diz isso.
Há também pessimistas que dizem ser impossível ser um fruto (completo).
Eu não vejo dessa forma. Concordo que não é fácil, mas não vamos pensar que nós somos capazes de fazer isso sozinhos. Vamos deixar de olhar o homem somente como podre e vamos ser realistas buscar por cada "gomo" deste fruto. Deus diz que é possível, é necessário. Somos alvo desse amor, então, somos capazes de tudo através dEle.
Se buscamos bençãos, sejamos obedientes (Deuteronômio 28).

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor.Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto". (Jo 15.1,2)

16 de setembro de 2009

O Homem Que Andou com Deus


Hoje, aconteceu na faculdade o culto; e a nossa sala teve uma participação nele, ativamente.

Três alunos da turma foram escolhidos para trazerem breves mensagens. Os alunos foram (por ordem de apresentação): Giomar, Oscar e Gisele.

Deixo para vocês, a mensagem do Giomar (é o queridão da foto).

Texto Base: Gn 5:21-24

O capítulo 5 de Gênesis menciona muitos personagens que nasceram, tiveram filhos e morreram. Enoque, porém, foi colocado em evidência por ter sido diferente dos demais. É verdade que ele nasceu, teve filhos e filhas. Afinal, Enoque não era um alienígena. Contudo, o texto não diz que ele morreu.
Numa época de corrupção, Enoque andou com Deus, tendo sido diferente, teve um rumo diferente.

Andar com Deus é mais que uma simples prática religiosa: é relacionamento com Deus. Ser cristão é andar com Deus vivendo conforme os preceitos de Cristo, pois ele é o Caminho (João 14:6).
Andar com Deus é fazer a Sua vontade, e seguir o seu rumo e sua direção. Quem anda com Deus não é livre para fazer qualquer coisa ou ir a qualquer lugar, mas é livre de muitas coisas más. O que pode parecer restrição da liberdade é de fato, garantia da liberdade.
Se um homem anda com Deus, ninguém pode impedí-lo de avançar. O Senhor garante o nosso progresso rumo aos alvos que Ele tem para nós.
Quem anda com Deus, nunca está sozinho ou desamparado pois tem o Senhor como companheiro, amigo e auxílio constante.

Enoque andou com Deus, não apenas por algum tempo. Ele foi perseverante. Se continuarmos no caminho, chegaremos ao bom lugar de Deus para nós. A experiência de Enoque tornou-se símbolo do arrebatamento da igreja.

12 de setembro de 2009

Planos


Este semestre, na faculdade, estamos temos uma matéria chamada Homilética. E no momento estamos aprendendo e praticando tipos de mensagens: temática, textual e expositiva. O primeiro tipo já apresentamos, e nesta semana tivemos a apresentação de uma mensagem textual (com duração de cinco minutos).
Quero deixar para vocês, a mensagem textual da Gisele (amiga, irmã, parça: de trem, ônibus, caminhadas, risadas, choros, dias bons e ruins, de cobiça (ai, Pecado!), filmes, séries, livros, chocalates...). Ela é alguém muito importante na minha vida. E como diz o diretor da faculdade: se você quer procurar a Gisele, ache a Adelita; e vice e versa.

Lá vai o texto!

PLANOS

Provérbios 19:21 - "As pessoas fazem planos, mas quem decide é o Deus eterno".

Crescemos em uma sociedade que ensina que devemos fazer planos para nossa vida (a curto e longo prazo). Um dos assuntos mais falados e estudados nos dias atuais é o planejamento estratégico (o que eu quero ser, e quem eu quero ser daqui a um determinado tempo), nesse planejamento inclui a realização de sonhos, viagens, casamento, filhos, carreira, casa, carro, e até aposentadoria. Procuramos determinar um tempo e dentro deste tempo esperamos que as coisas se realizem conforme planejamos.

O planejamento é com certeza algo muito importante, pois não acredito que Deus tenha colocado seres dotados de inteligência para ficarem vagando pelo mundo sem rumo. Mas acredito também, que o fato de termos planos, nao significa que eles devem ser realizados conforme queremos e no tempo que desejamos, logo, deveríamos cuidar com a ênfase que damos aos planejamentos da nossa vida. Será que estamos dispostos a entregá-los à Deus, ou queremos realizá-los como nossas "forças"?

Deixa eu lhes contar algo: Eu sou uma pessoa que me empolgo com meus planos, e em outubro do ano passado eu decidi me organizar para que em julho deste ano eu pudesse ir a SP, passar 20 dias em um trabalho voluntário que me ofereceram, colocando tudo que venho aprendendo no curso de teologia em prática. Tudo estava perfeito, o planejamento financeiro estava caminhando conforme eu havia previsto, passava horas procurando promoção de passagens pela internet. Em maio encaminhei o formulário e os meus documentos para o processo seletivo, e na primeir a semana de junho fiquei sabendo que havia passado. Daí em diante, nada mais poderia dar errado (na minha mente), afinal, até aqui tudo havia estado certo, e também eu estava crente que era vontade de Deus, afinal, eu estava me dispondo a trabalhar na obra dele. Uma semana depois, fiquei sabendo que o meu pedido de férias na empresa havia sido negado. Nossa, tudo desabou. Eu fiquei extremamente decepcionada, magoada, pensei em "meter os pés pelas mãos".
No meio da minha aflição, eu recebi a palavra de Provérbios 19:21, e só constatei o que eu já sabia, os meus planos são muito incertos, e o sucesso deles depende da vontade de Deus.
Sabem, hoje eu vejo os planos dos homens, como sendo um grande esboço. Sabem, quando precisamos fazer uma atividade e colocamos no papel passo a passo o que vamos precisar e por aí em diante, e conforme vamos realizando a atividade vamos mudando a ordem dos fatores, excluímos algumas coisas, acrescentamos outras.
Da mesma forma Deus, ele nos fez e nos conhece, sabe por que estamos aqui e o que é melhor para nós, então ele pega nosso esboço e muda a ordem dos fatores, exclui aquilo que não será bom, acrescenta aquilo que nunca imaginamos que viveríamos, aí sim, temos um planejamento estratégico eficaz.

Logo, nós temos duas opções: fazer planos e tentar a todas as custas torná-los realizáveis conforme queremos e estarmos muitas vezes frustrados sem enxergar que a mudança dos planos pode ser melhor. Ou, entregamos nosso esboço à Deus, e nos permitimos aceitar as mudanças, acreditando que Ele sabe o que é melhor, tendo assim uma vida feliz e bem planejada.

14 de maio de 2009

Leitura Obrigatória ...


A leitura obrigatória que tenho que fazer é a obra de John Stott, A Cruz de Cristo.
Ontem, o que chamou a minha atenção (e me fez refletir) foi o capítulo "Por que Cristo morreu?". O autor faz uma lista das possíveis pessoas que "mataram" Jesus. Stott conduz o leitor para os motivos que cada um entregou Jesus a cruz: os soldados romanos, Pilatos, os povo judaico e seus sacerdotes, Judas Iscariotes...
O autor não fala, mas eu incluiria os discípulos também. Na minha opinião, que não ajuda a livrar, ajuda a condenar. Stott incluiu a nós nesse processo, como eternos devedores por tamanho amor.
Deixo para vocês um trecho...:



"Na busca do ganho material os seres humanos têm descido às profundezas da depravação. Os magistrados tê, pervertido a justiça por suborno, como os juízes de Israel de quem Amós escreveu: "Vendem o justo por dinheiro, e condenam o necessitado por causa de um par de sandálias" (2:6). Os políticos têm usado o seu poder para a concessão de contratos ao que faz uma proposta melhor, e os espiões têm descido ao ponto de vender ao inimigo os segredos de seu país. Os negociantes têm feito transações desonestas,pondo em perigo a prosperidade de outros a fim de ganhar mais. Até mesmo professores supostamente espirituais têm tranformado a religião em uma empresa comercial, e alguns ainda hoje o fazem, de modo que o candidato ao pastorado recebe a advertência: não seja amante do dinheiro. O linguajar de todas essas pessoas é o mesmo que o de Judas: dependendodo que me derem, eu o entregarei a vocês. Pois todo mundo tem o seu preço, asseverao cínico, desde o assassino contratado, diposto a pechinchar a vida de alguém, ao mais baixo oficialque atrasa a emissão de um documento ou passaporte enquanto não receber o seu suborno. Judas não foi excessão. Jesus dissera que é impossível servir a Deus e ao dinheiro. Judas escolheu o dinheiro. Muitos outros têm feito o mesmo". (página 50)



É muito fácil acusar as pessoas pelas atitudes erradas que elas tomam.

É fácil apontar o dedo e julgar. Lavar as mãos é fácil. Difícil é aceitar que somos tão falhos quanto aqueles a quem apontamos os erros.
Numa sociedade tão corrompida como essa que vivemos, é comum vermos tais atitudes como estas que Stott mencionou. Podemos ficar tristes, abatidos, chateados até; mas o que estamos fazendo para mudar?

6 de maio de 2009

up! up! up!


Desde o início de curso de Teologia, minha sala tem o hábito de fazer um devocional no final da última aula. Seguimos a ordem da chamada, para que todos possam participar involuntariamente hehehe. Hoje foi meu dia.
Leitura: Josué 1: 7-9. Para os cristãos que lêem a Bíblia já conhecem: é o início do trabalho de Josué com o povo de Israel. Ensinado por Moisés (seu antecessor), Josué foi escolhido para levar o povo de Israel para a terra prometida (Canaã). Acho que o novo líder não estava tão a vontade, pois Deus lhe disse:

"Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso".

As palavras de Deus a Josué servem para nós até hoje: não é fácil fazer a vontade de Deus e seguir os Seus mandamentos; por isso: SEJAMOS FORTES E CORAJOSOS.
Existem muitas coisas nos dias de hoje que nos fazem mudar o rumo de nossa vida (quando esta foi consagrada a Deus). As pessoas podem falar mal, dizendo que somos abitolados, fanáticos, etc. Até hoje a igreja é perseguida por causa do evangelho (veja o site do Portas Abertas no link ao lado). Ser cristão autêntico é para os corajosos.
E para que a força não falte, a outra mensagem de Deus para Josué é para que ele (e para nós) medite na Palavra de Deus de dia e de noite. Viver de acordo com a vontade de Deus não é tão simples como parece: não é somente ir ao culto, fazer uma oração de agradecimento pela refeição, ou participar de algum grupo de igreja. A vontade de Deus deve estar em todo o ser. Tudo em mim deve estar querendo servir a Deus. Uma música que eu canto quando iniciou as meditações é: "Espírito Santo de Deus, vem controlar todo o meu ser. Vem dirigir o meu viver, o meu pensar, o meu falar, o meu sentir e o meu agir". TUDO DEVE ESTAR EM SINTONIA, como numa dança: os passos da dança devem estar em sintonia com a música. E, bonitões e bonitonas, não é tarefa fácil colocar todo o nosso ser em sintonia; porém, se Deus disse que é possível eu fazer a vontade dEle, eu só preciso de FORÇA E CORAGEM.
E para finalizar por hoje, deixo o versículo 9, que encerra a primeira parte do capítulo 1 de Josué:
"Lembre da minha ordem: "Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!"


ELE ESTARÁ COM VOCÊ EM QUALQUER LUGAR QUE FOR! LEMBRE-SE DO SALMOS 23...