Mostrando postagens com marcador Novo Testamento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Novo Testamento. Mostrar todas as postagens

13 de dezembro de 2020

E se não houver o pão diário ..

O que você anda pedindo em sua oração diária? Tem alguns dias que eu venho pensando nisso. 

Este ano de 2020 foi muito difícil para a maioria das pessoas; é um ano que se deseja esquecer. E, em consequência, existe muita esperança para o ano seguinte.

Nesta manhã, eu li o Evangelho de João, capítulo 6, versículos 25 à 41.

O povo que seguia Jesus, em sua maioria, eram pessoas que precisavam de um conforto físico: trabalhadores que ganhavam salários baixos para seu sustendo diário. Seguiam Jesus porque eles ouviram falar do milagre da multiplicação do pão  e dos peixes - alguns presenciaram esse milagre. 

A necessidade alimento material é real. Porém, Cristo veio para nos dar algo mais substancial além da vida material. É preciso enxergar além daquilo que se vê, pois existem pregações que focam somente nesta vida: você precisa de riqueza, você precisa de um carro, você precisa de um guarda-roupas novo, de uma viagem que irá causar inveja em todos etc...exigindo isso de Cristo. Mas não foi para isso que o sangue do Cordeiro foi derramado. 

Eu não acho errado que se tenha bens físicos, mas não foi por isso que o sangue do Cordeiro foi derramado. O Cordeiro de Deus foi crucificado para que a vida eterna estivesse ao alcance de todos aqueles que buscam: o pão espiritual não está no carro novo, na blusa nova, no corte de cabelo, em um relacionamento amoroso...O pão espiritual está em Cristo, nos seus ensinamentos de amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento e amar ao próximo como a si mesmo.

Mais uma vez eu escreverei: não é errado ter coisas materiais, mas não foi para essas coisas terrenas que Cristo veio ao mundo.

Tem um livro que eu gosto muito que se chama "O Caminho do Coração" de Ricardo Barbosa de Sousa; neste livro há um trecho - que infelizmente não lembrarei na íntegra - que diz o seguinte: se não houver cura, se não houver promoção no trabalho, se não houver carro novo, ...se for apenas Deus.

Se for apenas Deus, você o seguiria? 




 

24 de setembro de 2018

Inícios..

Olá, abandonado leitor!

Faz poucas semanas que eu decidi começar a ler a Bíblia do início.
Sem nenhum motivo especial, apenas para seguir a sequência da história bíblica - sem pular livros, capítulos como é sugerido nos devocionais. 

Eu gosto de ler devocionais, nada contra - mas depois de alguns anos utilizando este artifício para leitura bíblica, eu notei que muitas passagens são repetidas e tantas outras são esquecidas por não se encaixarem em uma meditação diária. Mas ainda é a Bíblia. Ainda é a história da construção da vida de fé.

Por esse motivo, sem pretensão de terminar em um ano, dois ou três..., eu me propus a ler a Bíblia do início: com a leitura de dez, quinze ou vinte versículos ao dia. Será uma longa caminhada - mas não serão passos perdidos.

E como todo início, ler Gênesis 1 não parece motivador para chegar em Apocalipse 22; mas é por aí que se começa, lendo versículos tão "batidos" como Gênesis 1:1 e beber cada palavra como se fosse a primeira leitura. É preciso deixar de lado atitudes de "já conheço essa história" e ter a responsabilidade de conhecer a formação de cada versículo como algo novo.



7 de julho de 2016

Quantas vezes for necessário..

Duas mensagens bíblicas encaixaram-se para mim, hoje. 

Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.Salmos 139:24  De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!Hebreus 5:12

Foram essas duas passagens bíblicas que li essa semana; e ambas tão sincronizadas, para mim.
O Salmo 139 é muito conhecido por ser aquela declaração à Deus de ele é onipresente, onipotente e onisciente.   Nadas Lhe escapa. Tudo o que faz é perfeito, até o pensamento humano antes de formado não Lhe escapa.  E, mesmo que seja tentado fugir da Sua presença, é falho o plano! 

No livro escrito aos Hebreus, há essa repreensão de que não o ser humano é orgulhoso e ousa achar que o conhecimento que adquiriu o exclui de buscar orientação - incluindo a orientação de Deus. Aos poucos, ele sai do caminho do Senhor e continua achando que estão fazendo o que Ele quer .. Tolo! Segue sua própria linha e acha-se deus! 

Há algumas propagandas que vejo na internet que anunciam a decisão de pessoas que resolveram largar tudo para começar do zero. Que desafio! Deixar para trás conquistas e recomeçar! 
Você ousaria? Será que eu sou ousada o suficiente para deixar minhas conquistas para trás?
Neste ponto eu quero voltar ao Salmo 139:24 .. "se em minha conduta há algo que te ofende..". É nesse ponto que começa a mudança; e ela pode ser uma estrada longa de volta ao ponto onde o desvio foi feito. Estamos prontos para ouvir a resposta de Deus sobre essa dúvida?



25 de maio de 2016

Sem nada, apenas..

Eu estava fazendo minha meditação diária, quando uma passagem muito "batida" chamou minha atenção. Talvez seja esse mundo complicado - cada dia mais complicado - que tenha tornado essa passagem tão chamativa. 
  
Vocês a receberam de graça, deêm também de graça. (Mateus 10:8b)

Essa instrução de Cristo faz parte de outras instruções que ele deu para os discípulos antes de dispensá-los para a evangelização entre os judeus. Nada deveriam levar consigo. Tudo deixariam para trás e dependeriam de outros. Sem roupa extra, dinheiro, comida.. seriam sustentados apenas por aqueles que encontrassem no caminho. E, além disso, eles receberam instruções de como agir quando chegassem em uma cidade/casa.

Não é estranho ler uma mensagem que diz para as pessoas saírem de casa apenas com a roupa do corpo? Nem uma garrafinha de água ou  bolachinha para roer durante a caminhada. Nada. Desapego total.
Hoje em dia, pelo que vejo ao meu redor, cada vez mais pessoas que pregam a palavra de Deus exigem isso ou aquilo para façam seu trabalho. Mundo consumista. Cada um se vira como pode. 
Eu só me pergunto quantos estariam dispostos a levar o Evangelho nas condições de Cristo.







"VocVocês receberam de graça; dêem também de graça.
Mateus 10:8

Vocês receberam de graça; dêem também de graça.
Mateus 10:8

12 de julho de 2015

Viva a união..

Eu estava lendo o livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos 1 - 11.

É uma passagem bem conhecida: a descida do Espírito Santo de Deus.
Terminada a leitura, eu lembrei de outra passagem bíblica: Efésios, capítulo 4, versículo 5: "Um só Senhor, uma só fé, um só batismo."

E uma cena veio a minha mente: união.

Será que algum dia vamos deixar de guerrear com a fé dos outros, em nome de uma placa denominacional e, finalmente, entenderemos que Deus nos proveu com o seu Espírito para a unidade e não para a separação?

A descida do Espírito Santo de Deus promoveu uma unidade entre pessoas tão diferentes - que nem a mesma língua falavam..e nós aqui, compreendendo a fala do outro, só escutamos a nós mesmos.

Vamos olhar para cruz que doou o Consolador e promoveu uma unidade indivisível em Cristo.
Se estamos em comum acordo com Hebreus 4:5, vamos deixar Atos 2 ser uma verdade "corriqueira" em nossas vidas.

17 de fevereiro de 2015

Tu sabes tudo..


Noites atrás, eu estava lendo João 21: 15 - 18. Esta passagem trata do "interrogatório" que Cristo fez a Pedro: tu me amas?
E, ao final, Pedro confessou: Tu sabes de todas as coisas!

No dia seguinte, enquanto eu balbuciava uma oração rápida e egoísta, eu disse: tu sabes o que é melhor para mim.

Então, lembre de Pedro. Realmente, Deus me conhece. Conhece os meus limites, os meus desejos, o que me faz feliz e o que me deixa triste, o que é falso e o que é verdadeiro. De mim, eu só conheço o básico e que pode mudar a qualquer hora. Deus, o Senhor de tudo e conhecedor de todas as coisas, esse me conhece bem mesmo (quer eu queira ou não).

Então, quando eu estou pensando em algo a meu respeito eu resolvo acrescentar: Tu sabes tudo.

16 de janeiro de 2015

Vamos amar ..

Na leitura bíblica de ontem, eu li Lucas capítulo 5: 27-32.

Nunca faremos o que Jesus fez: sentar-nos com pessoas que não possuem boa fama aos olhos da maioria  "espiritual". Esse é o nosso grande erro como igreja: nós não nos misturamos.
Não nos misturamos porque temos "medo" do os outros dirão, porque temos medo que nossa fé enfraqueça, medo de gostar daquilo que eles fazem. Preferimos rotular o perdido do que chegar até ele. Somos, na maioria dos casos, a ovelha fofoqueira que fala mal daquela que se perdeu.

Ao contrário de Cristo, nós nos isolamos para manter a nossa "santidade". Será que ninguém percebe que isso não está dando certo? Será que a igreja não percebe que não está sendo modelo para o resto do mundo? Porque? Porque amamos mais ficar na nossa panelinha do que se importar com o outro.

O último noticiário foi a morte dos cartunistas de Paris. Correntes contra e favor se espalharam nas redes sociais. Há os que entram na onda e repassam todas as informações e charges contra os muçulmanos. Há os cristãos que retalham os cartunistas pelo trabalham que faziam. 

Eu sou à favor da vida. Se eu concordo ou não com o trabalho daquelas vítimas, eu sou a favor da vida! Isso me lembra uma frase de J.R.R. Tolkien em seu livro "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel", que diz o seguinte:

Muitos que vivem merecem morrer. Alguns que morrem merecem viver. Você pode lhes dar a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte, pois mesmo os mais sábios não podem ver os dois lados.

Precisamos parar de rotular quem deve ou não morrer; parar de justificar mortes tão cruéis e insanas. Cristãos devem falar de Cristo para vivos e não condenar mortos. O que está acontecendo? Porque não nos sentamos e conversamos?

Acho que nos falta argumento. Não conseguimos conversar sobre nossa fé sem menosprezar a fé do outro. Não conseguimos conversar com o próximo sem apontar seus erros. Nós não sabemos amar sem acusar. 

Nunca seremos como Cristo se continuarmos nesse caminho. Não digo que devamos ser tolerantes à tudo, mas, no momento, não conseguimos nem começar uma conversa inteligente e de boa qualidade sobre nossos princípios espirituais.

27 de julho de 2012

Suportar..

Estava a caminho de preparar uma xícara de chá para mim, quando lembrei de alguém que eu não gosto na Igreja. Não sei porque lembrei dela e porque esse pensamento chegou até mim; mas lembrei também de Efésios 4:2.

Efésios 4: 1- 6 trata sobre a unidade da fé. Paulo está rogando aos ouvintes para que sejam um em amor.

Mas temos uma grande dificuldade em falar sobre "amor". Muitos acham que "amor" é um sentimento natalino que dura o ano todo. "Amor" também é denotado como permitir e aceitar todas as coisas sem questionar ou repreender. "Amor", hoje em dia, pode ser tanta coisa e nada ao mesmo tempo.

Quando eu penso no amor lá de Efésios 4:2, eu creio que é um amor que aceita o próximo; e, essa aceitação, inclui não falar mal ou prejudicar o próximo.
Essa pessoa que eu não curto eu amo em Cristo - sem aquele friozinho na barriga que muitos associam ao sentimento, sem eufemismo ou confetes.

Suportar é amar! É olharmos para a pessoa que nos é "estranha" e saber que, mesmo não sendo a "miguxa" dela, ela e eu somos parte do corpo de Cristo, somos diferentes em alguns conceitos e teorias, mas Cristo está em nós.

Vamos encontrar, dentro e fora da Igreja, pessoas que teremos um convívio difícil de travar. Eu não me envergonho de declarar que não gosto de algumas pessoas que estão em minha comunidade - o que me incomoda e me envergonha é não assumir essa fraqueza, tão humana e comum em todos. O que me envergonha é tratar com hipocrisia aqueles que são caros à Cristo.

Suportar não é tratar com hipocrisia. Suportar, para mim, é amar de uma forma tão delicada e sensível, que se não formos fortes o suficiente na fé, estaremos prejudicando alguém por pura vaidade e capricho.




31 de maio de 2012

..e a Tua vontade

Tenho algumas Bíblias para Crianças. Gosto de olhá-las às vezes, passar os olhos pelas gravuras e lembrar de como era bom meu tempo de criança. Uso elas também para procurar temas ou explicações para cultos ou textos para o blog. Desta vez eu estava procurando algo para levar para o grupo e adolescentes (os dois posts anteriores foram estudos feitos para eles). Ao abrir o livro infantil eu vi a figura de Paulo e Silas sendo presos e decidi fazer o estudo sobre esse tema. Orei, pensei, orei de novo, pensei em desistir e procurar outra coisa mas daí resolvi mantê-lo; e deu nisso:

A prisão de Paulo e Silas acontece na segunda viagem missionária de Paulo. Ele já tinha dado "adeus" à Barnabé e torcido o nariz para João Marcos (que mais tarde cai nas graças do apóstolo marrento)e se juntado com Silas. Paulo já tinha conhecido Timóteo e o circuncidado (judeuzada era fogo!); teve uma visão em Trôade para ir à Macedônia e Lídia foi convertida.

A história que quero contar está em Atos 16: 19-34.

Foi em Filipos, cidade da Macedônia, atualmente conhecida por Europa (,prazer)que Paulo encontrou uma moça adivinhadora que era serva de um grego que não ficou nada contente com o apóstolo por tê-la exorcizado. E lá foi Paulo e Silas aos pretores (magistrado romano) dar explicações. Os belos olhos dos apóstolos e seus argumentos não convenceram os pretores e ambos foram levados ao cárcere e foram açoitados em um tronco.

Depois de açoitados e ainda amarrados resolveram cantar:

"Lêrê, lêre, lêre-lêre-lêre..."

Mentira, cantaram louvores a Deus - não se sabe se for para pedirem libertação ou somente o puro e simples louvor sincero, mas o fato é:

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; e abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos" v.25-26

Se um de nós estivesse preso injustamente (ou não) e víssemos que as algemas não estavam em nosso corpo e as portas abertas, talvez, em 99% dos casos, a fuga seria a primeira e mais sensata opção. Os cristãos diriam que foi providência divina para aquela injustiça e escapariam. Outros diriam que o Cosmos está a sua favor e libertando-os. Cada um pensa como lhe cabe!

Na história de Atos 16 ninguém se mexeu, talvez, pelo susto ou algum outro fator que não está mencionado por ser irrelevante no relato.
O carcereiro tirou a própria espada e iria matar-se quando Paulo disse em voz alta:

"Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!"

A punição para o carcereiro que perdesse um preso era a morte, o de Paulo queria adiantar a sua. Porém, Paulo o impediu.

Pequenas atitudes podem trazer grandes resultados.

O carcereiro foi até os dois apóstolos e perguntou como poderia ser salvo! E Paulo falou o que estamos carecas de saber:

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa" e foram batizados.

O carcereiro lavou as feridas de todos e com aquela mesma água foi batizado.

Paulo e Silas foram soltos (não é mencionado o período do cárcere) e foram até a casa do carcereiro e todos aceitaram Cristo como Senhor e Salvador e foram batizados.


Atos 16: 19-34 me lembrou da vontade de Deus. Quantas vezes pedimos que Deus faça sua vontade e como pouco a praticamos. Estamos mais para passar o cálice adiante do que tomá-lo para si. Somos fracos e hipócritas! Achamos, em algum momento, que a vontade de Deus está ligado ao conforto e alegria. Veja só quanto conforto e alegria Paulo e Silas tiveram naquela prisão.

A vontade de Deus, pelo o que entendi lendo a passagem da prisão dos apóstolos, é trazer aqueles que estão afastados dEle para perto dEle. Se for diferente, por favor, me discipulem novamente porque eu achei que o "Ide e fazei discípulos" era verdade!

Paulo e Silas poderiam ter fugido e pronto: DANE-SE O CARCEREIRO! ELE MALTRATOU HOMENS DE DEUS! DEVE PAGAR POR ISSO! ..
Paulo fez a vontade de Deus (fazer discípulos); ficou na prisão e permitiu que toda a família do seu carrasco experimentasse a liberdade em Cristo.

Fazer a vontade de Deus! Estamos fazendo isso direito?

Até a próxima!

13 de outubro de 2011

Túrin Turambar

Túrin é filho de Morwen e Húrin (senhor de Dór-Lomin e amigo de Turgon, rei de Nargothrong), da raça dos homens, descendente de Bëor, o Velho.
Túrin nasceu pouco antes da Guerra das Lágrimas Incontáveis (Nirnaeth Arnoediad) que seu pai e seu tio Huor participaram. Enquanto seu tio teve a sorte de morrer na batalha, seu pai, Húrin, foi levado cativo à Angband e mantido vivo para ver a desgraça de sua casa.

Com o fim da Guerra, Morwen enviou Túrin para Doriath (casa do rei Thingol, outrara chama-se Elwë) para ficar sob a proteção do Rei élfico e sua esposa, Melian, a Maia.

Thingol o adotou como filho, e os cuidados que teve com Túrin eram muito especiais. Porém, Túrin sentia saudades da mãe e da irmã, Nienor, que ficaram em Dór-Lomin. Juntou-se com Beleg Arco-Forte e foram guerrear nas fronteiras das terras de Dór-Lomin por três anos; quando voltaram, Saeros chamou as mulheres de Hithum (de onde a família de Túrin viera) de selvagens. Bastou para que Túrin o pegasse em uma emboscada, deixando-o despido e amendrontado que o pobre Saeros se jogou nú de um penhasco.

Mesmo com o perdão real concedido por Melian e Thingol, Túrin se negou a voltar ao Palácio Élfico de Menegroth, vagando como proscrito durante muito tempo, sendo líder de vagabundos que encontrava no ermo. Nem mesmo Beleg, a quem considerava como irmão, conseguiu persudiadí-lo a voltar para Doriath.

A história de Túrin é muito triste daí em diante: sua mãe se perdeu no ermo atrás dele, sua irmã fugiu atrás dela e foi enfeitiçada por Glaurung, o Lagarto de Angband, esquecendo quem era. Casou-se com Túrin sem saber que era seu irmão, tiveram um filho. Seu amigo, Beleg, participou do triste destino de caminhar ao seu lado.

E tudo o que ocorreu, ao meu ver, teve um ponto de apoio para acontecer. Não foi Morgoth, nem Glaurung a ruína de Túrin. Sua ruína foi seu orgulho, que não permitiu que ele voltasse para casa depois do perdão de Thingol e Melian; desta forma ele não encontrou sua mãe e irmã quando elas chegaram a Doriath. Seu orgulho não permitiu que ele voltasse em seus atos mais funestos para estar ao lado das pessoas que amava.

E seu fim foi premidato.

Túrin culpou seu destino e decidiu chamar-se Turambar, que significa Senhor do Destino, querendo segurá-lo a sua forma, ignorando as consequências.

O orgulho. Um veneno que corrói o mais bem intensionado.

Dias atrás eu sonhei que estava no púlpito pregando João 9: 8-11. É a história do cego de nascença que foi curado por Cristo.

E quando em mim precisa ser curado! E quanto orgulho eu preciso lançar fora. Como é necessário abrir os olhos para ver a vida e as pessoas do ponto de vista de Deus.

A história de Túrin é uma bela triste história sobre um homem que achou que seria senhor do seu destino. É a história de um jovem que deixou-se cegar em seu orgulho.

12 de agosto de 2010

Ceguinho-Ceguinho!


Esta semana, no devocional do folheto, eu estou lendo a história daquele Cego de Nascença. (João 9).


E lendo eu percebi como sou parecida com os fariseus. Não porque ache que sou boa o bastante, ou que minha fé é tão elevada que deva ser mostrada a todos. Mas o meu "lado farisaico" me diz o quanto eu conheço de Deus.

Para quem nos pergunta: Como posso conhecer a Deus? Respondemos: Leia a Bíblia!

E quanto mais eu leio a Bíblia, menos eu sei de Deus. E olhando para a história deste jovem cego, eu percebo que aqueles que mais achavam que conheciam a Deus (e não vamos culpá-los por isso, porque nós também temos este "conhecimento").

Colocamos Deus numa gaiola ou numa caixa e dizemos: Deus não age de outra forma. Deus é assim.

Queridos, quantas vezes eu tive que bater com a cabeça na parede porque MINHAS verdades sobre Deus não corresponderam ao que Deus realmente é.

As "loucuras" que Deus fez através dos profetas: Jonas (que aprendeu que Deus quer chegar a outros povos), Oséias (que se casou com uma prostituta p/ representar o adultério do povo de Deus), Ezequiel (que perdeu a mulher para representar a dor de Deus). Digam-me, quem é Deus?

Ele não age conforme EU SEI, mas conforme ELE É. Ele cura alguém do câncer, mas continua sendo Deus mesmo quando alguém morre desta doença.
Ele tira um pai alcóolatra do vício e É DEUS, mas ampara a família daquele que ainda está no vício e continua sendo ELE.

Na história de João 9, os fariseus não criam em Jesus porque Ele curou em um sábado, e porque não conheciam a procedencia de Jesus - mas acreditavam em tudo o que Moisés escreveu porque acham que isto É DEUS. Deus se expressa através de uma lei, mas ele não se submete a ela. Como denominações eclesiásticas, temos doutrinas, credos, e tudo mais. Deus não se submete a nenhuma destas coisas, porém, como ELE É, ama a cada um dentro da denominação que este escolheu.

Vamos deixar de colocar Deus dentro de uma caixinha para que fiquemos confortáveis, e vamos experimentar Deus como ELE É.

8 de agosto de 2010

Devocional...

Acabei de assistir o fim da primeira temporada de 24 Horas. Amo essa série! Jack Bauer é meu herói hehe. É incrível como a cada temporada seus loiros cabelinhos vão diminuindo. Confesso que eu acho a primeira temporada é monótona: Jack ainda acredita e alguns em tals e não fez suas famosas "entrevistas".

Ok.. não vou falar sobre ele. Depois que desliguei o notebook, fui fazer meu devocional. A leitura foi ICoríntio 13. Ao contrário do que fazia a algum tempo atrás, não fiz essa leitura de forma romântica e sonhadora. Graças a Deus, eu cresci hehehe.
O que chamou minha atenção foram os versículos finais 11 e 12.

O que você acha que estudar durante um ano, ou dois, três, quatro anos a primeira série do ensino fundamental? Chato? Repetir sempre e sempre as mesmas coisas, e não querer seguir adiante?

Quando li o versículo 11, que Paulo falou das suas coisas de menino, eu pensei em como anda a minha vida espiritual: ainda faço coisas de menina? Digo, ainda busco a repetição de erros primários? Busco. E minha situação atual é de querer fugir. Estou buscando refúgio em coisas que já foram superadas, mas por não querer encarar a realidade, busquei pelas "coisas de menina". Sentimentos e ações que não contribuirão de forma positiva em minha vida.


O versículo 12 também pulou aos meus olhos: eu conhecerei da mesma forma que sou conhecida. Então, eu olhei para mim e minha situação e pensei que Deus conhece exatamente tudo sobre mim (entre aquilo que fui, sou e serei). Eu me senti nua.

Estar na frente de um espelho, olhando o reflexo de si mesmo e pensando "eu me conheço", mas sem ter noção do quanto eu sou conhecida além daquilo que vejo. Não conheço a minha ação seguinte, meu pensamento próximo.. Sou uma desconhecida para mim mesmo.


O que tudo isso tem a ver com o amor? Tem tudo a ver, na minha opinião. Se Jesus é o amor personificado de Deus, e se eu quero ser o reflexo do amor de Cristo (Efésios 5.1) eu tenho a obrigação de abandonar minhas coisas de menina, por amor a Ele. Eu preciso aceitar que tenho responsabilidades que dependem somente de mim, tenho que seguir adiante e crescer. E quando crescemos, somos TRANSFORMADOS (Rm. 12.2)

Hoje eu aprendi que o amor não procura seu próprio interesse (v.5)

20 de outubro de 2009

Jovem Rico


Ontem, na faculdade, tivemos o nosso momento de devocional no final da aula. Quem trouxe a meditação foi o Giomar, em Lucas 18:18-23.

Quando lemos essa passagem, a maioria, pensa em dinheiro, quando lê-se: "vende tudo o que tens, dá-os aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois vem e me segue" (v.22).
Nós pensamos em dinheiro, em posses; mas Deus está pensando em nós.
Você acha, realmente, que ele queria o dinheiro do jovem rico?
Jesus queria mais do jovem rico; não apenas a declaração pública do seu conhecimento sobre os mandamentos. Jesus queria o coração do jovem. Jesus quis que ele deixasse aquilo que prendia o seu coração, para o seguí-Lo.
No caso do jovem rico, seu coração estava preso aos seus bens, que eram muitos; em nosso caso, o que ainda não deixamos de lado para seguir a Jesus? O que nos falta abandonar?

Apesar de visão de algumas pessoas, ainda, é que Deus é um Deus castigador e recrimininativo, o fim da conversa de Jesus com o jovem deixou-O triste, pois o jovem não conseguiu se livrar daquilo que não lhe permitiu seguir a Cristo.

19 de outubro de 2009

Refletindo


Na semana retrasada, em uma das aulas da faculdade, falamos sobre o fruto do Espírito.
A primeira correção e ênfase que o professor fez foi dizer que é FRUTO do Espírito e não frutoS.
É um fruto! Uma unidade! Essa unidade é dividida mas é uma apenas.

É uma laranja que possui vários gomos, mas cada gomo é uma laranja.

Meu professor fez a seguinte exposição. São nove "gomos" para o fruto.
Três para nosso relacionamento com Deus: Amor, paz, alegria.
Três para nosso relacionamento com o próximo: longanimidade, benigdade, bondade
Três para nosso relacionamento conosco: fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Uma amiga diz que, se pudesse rasgar uma página da Bíblia, seria Gálatas 5 (o fruto do Espírito).

Não é fácil ser uma "laranja" com todos os gomos sadios e suculentos. Mas alguém, um dia, teve a audácia de dizer que o Evangelho é fácil de seguir? O pior é que tem gente que diz isso.
Há também pessimistas que dizem ser impossível ser um fruto (completo).
Eu não vejo dessa forma. Concordo que não é fácil, mas não vamos pensar que nós somos capazes de fazer isso sozinhos. Vamos deixar de olhar o homem somente como podre e vamos ser realistas buscar por cada "gomo" deste fruto. Deus diz que é possível, é necessário. Somos alvo desse amor, então, somos capazes de tudo através dEle.
Se buscamos bençãos, sejamos obedientes (Deuteronômio 28).

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor.Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto". (Jo 15.1,2)

7 de abril de 2009

Naquele Dia ....

Haviam três homens que receberam um destaque diferencial no Calvário. Entre eles estava Jesus.
Houve aquele que precisou esperar que Jesus fizesse uma demonstração visível do Seu poder, para crer:

"Você não é o Messias? Então salve a você mesmo e a nós também!"
Mas aquele que viu a sua culpa e a santidade de Cristo, disse:
"A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos; mas ele não fez nada de mau".
Quem você lembra (caso já tenho lido A Paixão de Cristo, no evangelho de Lucas) que foi estar com Cristo naquele dia ?
Temos uma mania muito feia de achar que todos irão para o céu. Achamos que ninguém merece o inferno (exceto os traficantes, estupradores, pedófilos, assassinos, etc..) - todos os outros merecem a vida eterna com Deus. Mas justamente, aquele ladrão decidiu escolher o melhor lado para estar, mesmo quando não lhe sobrava nada a fazer, a não ser agonizar a própria morte. Ele olhou para o lado e viu alguém melhor do que ele. Ele viu um inocente pagar pelos pecados que não havia cometido.
Existe uma divisão clara: os que esperam o chão se abrir para saber que Deus existe, e há aqueles que olham para o vazio dentro de si e buscam por Deus.


- Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso, disse Jesus :)

23 de dezembro de 2008

Convidado? Ou dono da Festa?


Você algum dia já entrou de penetra numa festa? Você nem sabia quem era o dono da festa, mas foi entrando, comeu, bebeu, riu, conversou e fez tudo o que faria se tivesse sido convidado realmente.

Neste Natal quantas festas terão por aí! Festas para todos os gostos e tipos. Não faltará presentes - mesmo que seja um simples cordão de cabelo. Todos estarão rindo e conversando. Comendo, bebendo (até demais), contando histórias que aconteceram ao longo deste ano, ou da vida! Será um momento de estar junto com todos aqueles que não conseguimos reunir de forma tão completa no ano inteiro. Será um momento "mágico".

É interessante a mania que temos em dizer: Deixe Jesus ser o seu convidado especial neste Natal. Que absurdo!! A festa é de Jesus. Foi Ele quem começou tudo. É, e sempre será por causa dele, o motivo de comemorarmos o Natal. E atualmente, com nosso evangelicalismo pós-moderno, queremos colocá-lo como mais um na lista. OK... como "O Convidado Especial"... para mim é mesma coisa, só mais um na multidão. Ser o dono da festa não é para qualquer um. Organizar uma festa exige tempo e cuidados. Deus cuidou de cada detalhe da SUA festa. Ele chegou no momento certo (Gálatas 4:4). Sua festa foi somente para os mais chegados (Mateus 2; Lucas 2:8ss). Houve quem quis estragar a festa, mas não conseguiu (Mateus 2: 13ss).

Comemoramos o nascimento do Salvador, e isto tem que ter muita alegria, porque Ele, o Criador, nos tirou do reino da morte e nos transportou para Seu reino de Luz. Para viver e desfrutar de uma vida ao lado dEle. Quer motivo melhor para comemorar. Espero um dia deixar de lado os presentes e fazer uma festa com pessoas que queiram comemorar este motivo. Ceia? Pode ter sim, mas que seja tudo para alegrar o Dono da festa.

Espero pela outra festa que Eles estão organizando. Essa vai ser de arromba, e vai durar a eternidade toda! Será uma festa selecionada; somente aqueles que aceitaram o sacrifício de Cristo na cruz e viveram para Ele poderão entrar. Estou com ingresso na mão, esperando com alegria por esse dia!!!

Feliz Natal em Cristo a todos. Nos vemos por aí, e quem sabe, nos encontraremos na festa que Deus está organizando :) hohoho

28 de agosto de 2008

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

Essa semana eu recebi um teste on line que diria como é minha personalidade através daquilo que eu como. A curiosidade é inevitável! Fiz o teste, e o final foi interessante. O título do teste é "Você é aquilo que come".

Atualmente, todo o cuidado com comida é pouco: muitos agrotóxicos e a tal da "gordura trans" e por aí vai! São tantas coisas que precisamos prestar atenção que quase perco a fome.
Tenho um amigo que formado em Química Industrial. O seu vício é fumar. Todas as vezes que tentam advertí-lo do mal que o cigarro causa na vida dele, ele vem com um jargão: se você souber tudo o que vai nas comidas industrializadas e os venenos que estão nas frutas, legumes, verduras que você consome, você verá que meu cigarro é inofenciso.
Confesso, gelatina não me seduz da mesma forma antes de eu saber de onde, ou melhor, de que bicho ela vem.

Existem várias formas de podermos nos alimentar, alimentação através de sopas, e até através do tipo sangüineo podemos saber o que é saudável ao nosso organismo.

O Evangelho segundo Mateus, capítulo 15, conta do dia que os discípulos comeram pão sem lavarem as mãos. Os fariseus e escribas indagaram a Cristo sobre isso, dizendo que eles estavam indo contra uma tradição dos anciãos. Jesus soltou o verbo em cima deles: E por que é que vocês desobedecem ao mandamento de Deus e seguem os seus próprios ensinamentos?

É fato que eles adoravam colocar uma "nota de rodapé" nos mandamentos de Deus - sempre em favor deles e em detrimento da ordem divina.

E Jesus continua: "Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim". (...) Jesus chamou a multidão e disse: - Escutem e entendam! Não é o que entra pela boca que faz com que alguém fique impuro. Pelo contrário, o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura". (...) Então Pedro pediu: - Explique para nós aquilo que o senhor disse antes.
E Jesus disse: Vocês também ainda não entenderam? O que entra pela boca vai para o estômago e depois sai do corpo. Mas o que sai da boca vem do coração. É isso que faz com que a pessoa fique impura. Porque é do
coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias. São essas coisas que fazem com que alguém fique impuro. Mas comer sem lavar as mãos não torna ninguém impuro".

Jesus não quer que sejamos sujos ao sentarmos a mesa, mas ele quer que sejamos limpos de coração para alcançar ao Pai.

A dieta de Deus é simples: conhecer a Ele somente como Deus e ao Seu Filho como Senhor e salvador; confessar os pecados de forma sincera, seguir seus mandamentos e buscar a santidade.

E essa simplicidade exige muita dedicação, mas Deus está ao nosso lado nos alimentando com o Pão da Vida, Seu Filho. Ele diz o quanto devemos comer.
O apóstolo Paulo diz ao povo de Corinto que ele (Paulo) os alimentou com leite, para começarem devagar na caminhada a santidade, mas que com o tempo comeriam algo mais sólido.
Ser alimentado por Deus não é ficar comendo papinha o tempo todo. Deus não quer pessoas despreparadas para anunciar o Evangelho, mas quer pessoas que estejam bem alimentadas com o Pão da Vida. Ele sabe qual é a nossa
"dieta". Rick Warren, autor do livro "Uma Vida com Propósitos" diz: Deus não quer que cresçamos rápido, quer que cresçamos fortes.


Convido a quem quiser chegar e experimentar essa alimentação divina, o Pão da Vida, Jesus, que o faça aonde que esteja. Ele tem a mesa preparada, nada falta. Sente-se em sua companhia que o alimento o sustentará. Comece pela dieta que mencionei! E mais: não sejamos como os fariseus e escribas que indagaram a Jesus e colocavam inúmeros "poréns" para chegar até Deus. A vinda de Cristo a terra foi para mostrar que o Deus pede até um ser humano consegue fazer.